Dando um basta na violência, espaço realiza diversos tipos de trabalho como o encaminhamento e acompanhamento dos casos 

Reconhecido como um modelo de atendimentos às pessoas vítimas de qualquer tipo de violência, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Barra Mansa está ampliando o acolhimento às mulheres que sofrem violação dos seus direitos. A Sala de Atendimento Especializado à Mulher é um espaço com equipe multidisciplinar, formada por Psicólogo, Advogado, Assistente Social e Técnico de Referência a Mulher, que realizam os serviços de acompanhamento dos casos, encaminhamentos para os setores especializados e orientação jurídica.

Funcionando há três meses, atualmente a sala de atendimento acompanha 47 casos que estão em aberto, porém diariamente o espaço recebe novas mulheres que buscam suporte e orientação.

De acordo com a técnica de Referência à Mulher do Creas, Márcia Estrella, o espaço sempre recebeu mulheres vítimas de violência, seja física ou não, porém a implementação da sala foi um avanço para os atendimentos. “Primamos otimizar e humanizar os nossos atendimentos, por isso vimos a necessidade de oferecer um espaço onde elas se sentiriam mais à vontade para relatar suas demandas. Nosso trabalho é de fazer a escuta dos casos, analisá-lo e realizar o encaminhamento”, explicou Márcia.

Os encaminhamentos acontecem de acordo com a demanda das usuárias, podendo ser para o Fórum, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia de Polícia, a Rede de Saúde do município, Patrulha da Mulher e a Casa de Passagem.

Segundo a advogada Vanessa Amaral, o Creas é um equipamento especializado para atender qualquer indivíduo que sofra violação dos seus direitos e conta com uma equipe que trabalha a fim de solucionar, da melhor forma, os problemas que são relatados. “Muitas pessoas não conhecem o nosso serviço. Em casos de violência contra a mulher temos uma boa relação com as autoridades municipais, por isso ela pode contar conosco. Além de prestar os atendimentos, também fazemos o acompanhamento do caso para que ela seja atendida de forma mais rápida e de um modo diferenciado”, completou a advogada.

Pela primeira vez, a dona de casa A.B, de 26 anos, buscou atendimento no espaço. Ela contou que, por cinco anos, sofreu agressão do ex-companheiro. Após sua medida protetiva de seis meses expirar, ela buscou orientação no Creas para conseguir renovar o período. “Eu não conhecia esse trabalho e fui orientada por uma amiga a vir no espaço. Me surpreendi com a qualidade e importância que eles dão aos nossos problemas. Aqui eu aprendi muito sobre os meus direitos. Tenho certeza que tudo vai dar certo daqui por diante”, disse a mulher.

Entenda os cinco tipos de violência:

Moral (calúnia, injúria ou difamação).

Física (empurrar, chutar, amarrar, bater, violentar).

Sexual (pressionar, exigir práticas que não gosta, se negar a usar preservativos, negar o direito a métodos contraceptivos).

Psicológica (humilhar, insultar, isolar, perseguir, ameaçar).

Patrimonial e Econômica (controlar seu dinheiro, não dar permissão para suas compras, destruir seus objetos, não deixar a vítima trabalhar, ocultar bens e propriedades).

O Creas funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h, situado a Rua Santos Dumont, 126, Centro. Telefone: (24) 3322-6529 ou 3322-6957.