Aproximadamente 250 alunos participaram da ação; a iniciativa tem como objetivo propagar o conhecimento da área tecnológica entre alunos da rede pública e descobrir talentos estudantis

O município de Barra Mansa através da Secretaria de Educação finalizou nestas sexta-feira(28), mais uma edição de Exposição de Robótica. A atividade teve seu início na segunda-feira (25) e demonstra a funcionalidade, na prática, de experiências que podem agregar benefícios ao acadêmico, às instituições de ensino e a cidade. Fazem parte do projeto estudantes que cursam do 3º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, compreendidos na faixa etária de 8 a 14 anos. As exposições se baseiam em projetos que trazem aprendizados no campo da eletrônica, automação, mecânica, entre outras. Participaram da ação, escolas que funcionam em meio período, como o CIEP 054 Maria José Machado de Carvalho.

A coordenadora municipal de robótica e informática, Michelle Rezende, destacou que a amostra tem como um dos intuitos facilitar o contato de estudantes da rede pública a áreas que podem ser exploradas por eles futuramente, assim como, despertá-los para o interesse profissional.“Nosso objetivo é oportunizar ao aluno o contato com disciplinas que ele vivenciaria apenas no ensino médio. Para que futuramente se o aluno desejar seguir na área, ele já tenha obtido uma vivência no assunto”, frisou Michelle.

A professora e orientadora do projeto, Alyne Lúcia Casalli, ressaltou que desde o início, em 2017, inúmeras conquistas foram adquiridas e as instituições de ensino já representaram a cidade de Barra Mansa, levando o nome do município por diferentes locais do país. “No ano de 2017 os alunos participaram da mostra nacional de Robótica em Curitiba, no Paraná. Ano passado os estudantes foram para João Pessoa, na Paraíba. Isso tudo agrega e incentiva os alunos a continuarem estudando para inovar o ambiente estudantil. O projeto já é uma alternativa para a educação. Uma amostragem que a educação é o caminho correto para a criança e o adolescente,” frisou Alyne.

O aluno e auxiliar da exposição, Vanderson Luis Amaral, detalhou seus experimentos e destacou a importância que o projeto de robótica tem em sua vida. “A primeira vez que eu participei da exposição foi por curiosidade, no interesse de ver como era. E ano passado eu pude me apresentar em uma feira de ciências do município e ganhei em 1ºlugar. Através do que estudei, fiz um drone que pode ajudar no trabalho das agentes de saúde”, salientou o estudante.