Objetivo do seminário foi o aperfeiçoamento do trabalho praticado pelos profissionais

Nesta sexta-feira, 06, no Parque Natural Municipal de Saudade, aconteceu a primeira edição da capacitação destinada aos profissionais de saúde do município de Barra Mansa de uma série de quatro no total. A palestra contemplou os médicos que atuam como clínico geral nas unidades básicas de saúde. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Barra Mansa, por meio da secretaria de Saúde em parceria com o Programa de Atenção Integral a Saúde da mulher, adolescente e criança (PAISMCA) e o Centro de Medicina e projetos especializados (CEMPES).

O tema transmitido nesta capacitação tratou de assuntos referentes à saúde da mulher e maiores conhecimentos na área ginecológica. A palestrante responsável foi a médica Ginecologista e Obstetra, Patrícia Medina de Souza Rangel, especialista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Na agenda, ainda constam a realização de mais um seminário dentro de 15 dias para os enfermeiros com assuntos sobre ginecologia e outros dois no mês de outubro, com obstetras, que abordarão tópicos como pré-natal, parto e puerpério.

O secretário de saúde, Dr Sérgio Gomes, destacou a importância de eventos como este para qualificar o atendimento prestado aos usuários. “Nossa meta é aperfeiçoar o atendimento nos postos de saúde. Ainda acontecerão outras capacitações para que os médicos tenham seu conhecimento expandido e prestado com qualidade à população”, salientou o secretário.

Williana Cardoso, enfermeira da PAISMCA, pontuou como os principais tópicos debatidos no encontro, contribuem profissionalmente para os médicos. “A qualificação dos profissionais de saúde é de extrema importância para os que atuam na área e para a população. Os temas aqui levantados são de relevância a saúde da mulher que, assim como a saúde de outras pessoas, precisa de cuidados. Abordamos as IST (infecções sexualmente transmissíveis), queixas ginecológicas, exame citopatológico, exame de mama, entre outros assuntos. Visto que o número de casos de IST, câncer de mama e colo do útero vem aumentando a cada ano”, frisou Williana.

Entre os objetivos da capacitação também pode se destacar metas para a redução na taxa de mortalidade por causas previsíveis e evitáveis.