Secretário de Educação de Barra Mansa avalia positivamente o retorno as aulas presenciais

A rede municipal de educação de Barra Mansa completa nesta sexta-feira (12), a segunda semana do retorno às aulas e da efetiva implantação do sistema híbrido de ensino. O secretário da Pasta, Marcus Vinicius Barros, faz uma breve análise deste período frente aos desafios de cumprir os protocolos de segurança sanitária e promover a aprendizagem dos alunos em tempos de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

O secretário lembrou que desde março do ano passado o município vem trabalhando sistematicamente em mecanismos que viabilizassem a retomada do ano letivo. “Desta maneira, estruturamos um planejamento seguro e progressivo para que as atividades presenciais recomeçassem. Em outubro, conseguimos constituir o Comitê Municipal de Volta às Aulas, formado por integrantes das secretarias de Educação e Saúde, Conselhos e entidades representativas da sociedade civil, tanto em nível público, quanto privado que produziu o protocolo que foi posteriormente homologado junto ao MP e Justiça”, disse Marcos Vinicius.

Para que a volta às aulas fosse possível, a Secretaria de Educação preparou as 68 unidades de ensino, de forma que permitissem a higienização das mãos e braços com maior frequência, a manutenção do distanciamento entre os alunos, a aferição da temperatura de todos, estudantes, professores, apoio administrativo e geral, logo na chegada à escola. O uso da máscara de proteção facial tornou-se obrigatório. “Desta forma formamos um cinturão de proteção para que as famílias se sentissem seguras em enviar as crianças à escola. Apesar de ainda estarmos iniciando o retorno ao que tem sido chamado de ‘novo normal’, à volta as aulas traz outros impactos na sociedade já que permite que muitas mães também desenvolvam suas atividades profissionais com maior tranqüilidade”.

A primeira semana de aulas, de 1º a 05 de março, envolveu 3.330 alunos, divididos em Educação Infantil (Pré II), Ensino Fundamental I Anos Iniciais (ciclo 1/2 ano e 4/5 ano), Ensino Fundamental II Anos Iniciais (ciclo 8/9 ano) e EJA (Alfabetização e Fases Iniciais / Fase VIII). A segunda semana, entre os dias 08 e 12, foi destinada ao mesmo quantitativo de alunos, onde tem-se mantido uma taxa em torno de 65% dos alunos previstos comparecendo às aulas, até porque o retorno presencial foi uma opção oferecida as famílias, ou seja, não foi obrigatório.

Acompanhe as medidas que possibilitaram a volta às aulas:

MEDIDAS PEDAGÓGICAS:

– Implantação do ensino híbrido (alia métodos de aprendizado online e presencial);
– Continuidade e ampliação do Canal no YouTube Do Aprender ao Ensinar;
– Acesso de alunos e professores à plataforma de ensino BM Educação, através Google Sala de Aula, a partir do dia 15 de março.

MEDIDAS COLETIVAS:

– Organização dos alunos, de forma escalonada, para frequentarem as aulas presenciais;
– Manutenção de portas e janelas abertas para ventilação do ambiente;
– Garantia a adequada comunicação visual de proteção e prevenção de risco à Covid-19;
– Organização da rotina de limpeza do ambiente de trabalho e dos equipamentos de uso individual;
– Utilização de máscaras, conforme orientação da autoridade sanitária, de forma a cobrir a boca e o nariz;
– Seguir as regras de etiqueta respiratória para proteção em casos de tosse e espirros;
– Higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%;
– Não cumprimentar as pessoas com aperto de mãos, beijos e/ou abraços.

MEDIDAS INDIVIDUAIS (PROFISSIONAIS E ALUNOS):

– Respeito ao distanciamento de pelo menos 1,5m (um metro e meio) entre as pessoas;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, materiais de escritórios, livros e afins.

MEDIDAS COTIDIANAS:

– Aferição da temperatura de servidores, estudantes e colaboradores na entrada da Instituição e de salas e ambientes fechados;
– Disponibilização de termômetro e álcool 70% na unidade escolar;
– Limpeza intensiva de banheiros e salas de aula;
– Permitir o uso de bebedouros somente de torneiras;
– Manutenção da limpeza de salas e auditórios a cada troca de turma.

Fotos: