Evento contou com Seminário de Boas Práticas, quando gestores de cultura trocaram experiências sobre desafios enfrentados pelo setor

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, que preside o Fórum Estadual de Secretários Municipais de Cultura do Rio de Janeiro, participou na tarde desta quarta-feira, 30, de mais uma etapa do Projeto Caravana do Fórum. Desta vez, o evento aconteceu na Casa de Cultura de São Pedro da Aldeia, reunindo os gestores de todas as cidades da região da Baixada Litorânea, durante o Seminário de Boas Práticas.

No decorrer do encontro, os secretários apresentaram um panorama de suas atuações, relatando os avanços obtidos nas políticas públicas culturais e os atuais desafios da gestão.

Mais especificamente, o presidente do Fórum comentou sobre a importância das caravanas que estão sendo realizadas com o intuito de divulgar a Assembleia Cultural prevista para acontecer em junho deste ano, em Volta Redonda, quando será eleita a nova diretoria para o biênio 2022-2024.

– As políticas culturais passaram por um processo de amadurecimento muito expressivo em todo o país. O Rio de Janeiro é formado por cidades e regiões culturais muito plurais, e que enfrentam desafios parecidos nesse setor. Essa troca de experiências nos ajuda a encontrar soluções de forma criativa e cooperada para questões comuns. Mas, também promove a institucionalidade desse coletivo de gestores que exercitam a democracia por meio das instâncias participativas de construção das políticas culturais – destacou.

O vice-presidente do Fórum, José Sérgio Barros, que é secretário de Cultura de Paraty, disse que o Seminário de Boas Práticas é uma oportunidade também para compartilhar as falhas, os erros e as frustrações. “Quando a gente aponta as fragilidades e compartilhamos esses casos, aprendemos também. Assim não ficamos apenas em casos de sucesso, que são às vezes específicos às condições de cada cidade ou região. Dessa forma, buscamos alternativas para superar os desafios que são comuns no nosso segmento”.

PRESENÇA MACIÇA – A Região da Baixada Litorânea é formada pelas cidades de Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.  Todos os representantes das Secretarias de Cultura desses municípios compareceram à Caravana do Fórum, consolidando a importância do evento.

O secretário de Cultura de Saquarema, Manoel Vieira, confirmou que o Fórum promove uma importante relação cumprindo o papel único de capacitar quem atua na gestão pública de cultura. “É uma verdadeira escola. Ao longo do dia, aprendemos muito, não só de técnicas de gestão, mas sobre a dimensão simbólica da cultura do Estado. Os destaques de cada secretário demonstram a criatividade tanto no meio de fazer, quanto na forma de garantir a viabilização dessas manifestações”.

A próxima edição da Caravana do Fórum está prevista para acontecer na Região da Costa Verde, em Mangaratiba, dia 13 de abril.