Projeto de descarte solidário foi iniciado na última semana e finalizado com saldo positivo de arrecadação

Seis dias de ação possibilitaram um quantitativo de arrecadação de mais de 3,7 toneladas de lixo eletrônico em Barra Mansa. A campanha que começou na última segunda-feira, dia 23, em cinco escolas municipais, teve o encerramento no sábado (28), na Praça da Igreja Matriz de São Sebastião, Centro. Os materiais serão encaminhados para a empresa de reciclagem e-Coleta, em Minas Gerais. O valor da tonelada é de R$ 250 e a verba arrecadada será destinada a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barra Mansa (Apae) e para Cooperativa de Catadores (Coopcat).

O programa de Descarte Solidário é uma iniciativa do Rotary de Barra Mansa e de Volta Redonda, com adesão da Prefeitura, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM), com apoio das Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Desenvolvimento Econômico, Guarda Municipal e a Coopcat.

O coordenador do programa Coleta Seletiva do Saae-BM, Sérgio Antônio da Silva, comemorou o resultado e garantiu que o programa conseguiu alcançar o principal objetivo, conscientizar a população. “Foi muito mais do que o esperado. Tivemos a participação tanto das pessoas se informando sobre o projeto, quanto os que descartaram seus lixos. A ação nas escolas também rendeu muitos materiais. Com certeza avançamos mais um passo em relação a conscientização das pessoas”, celebrou o coordenador.

Sérgio ainda completou. “Quem tiver qualquer tipo de lixo eletrônico em sua residência pode estar direcionando à Coopcat ou, se caso o caminhão da Coleta Seletiva passar pelo seu bairro, colocar o material para descarte no dia em que ele passar pela localidade”, concluiu.

O presidente do Rotary Clube de Barra Mansa Alvorada, Mário Lúcio de Souza, agradeceu a ampla participação da população no evento e, também, o empenho da prefeitura em realizar a atividade. “Graças a esse trabalho em conjunto conseguimos uma quantidade significativa de lixo eletrônico. Estamos muito satisfeitos pelo empenho e total apoio dos órgãos do município. A partir da ação, realizaremos essa campanha pelo menos duas vezes ao ano”, informou o presidente.