Encontro aconteceu nesta terça-feira, 12, na Escola Municipal Iracema Pamplona, no Ano Bom. Aproximadamente 200 professores participaram

A IV Jornada Pedagógica do Ensino Fundamental I de Barra Mansa, “Fazendo Arte na Escola”, aconteceu nesta terça-feira (12) na Escola Municipal Iracema Pamplona. A atividade foi à primeira etapa da palestra, que contou com a participação de aproximadamente 200 professores. Outro encontro com o mesmo tema está marcado para o dia 27 de novembro, na Escola Municipal Leonísio Sócrates Batista.
A Jornada é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, e teve como principal objetivo a integração entre os docentes, com ênfase na nova proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que amplia o estudo de Artes nas escolas.

O secretário de Educação, Fernando Vitorino, compareceu ao encontro e relatou o motivo do diálogo com os professores. “O que está sendo realizado é uma capacitação para troca de experiências, visando a melhoria continua dos professores da rede municipal de ensino”, comunicou o secretário.

A gerente de Educação Básica Saionara Maciel também esteve presente e pontuou o intuito da Jornada. “O objetivo maior das Jornadas que acontecerão no decorrer do mês de novembro é proporcionar aos professores momentos de socialização dos saberes, nos diferentes segmentos de nossa rede. Com essa integração, temos a oportunidade de ratificar que as práticas pedagógicas na Educação Infantil e EJA podem ser compartilhadas e experimentadas nas salas de aula”, salientou Saionara.

A professora e articuladora de Arte e assessora nos Anos Finais, Carla Giovana Rolim, foi uma das palestrantes e enfatizou a importância do acontecimento na escola para os educadores e alunos. “A nossa proposta é levar um pouco de conhecimento de cada segmento, para que todos compartilhem desse aprendizado. A Arte é uma disciplina muito importante. Muitas pessoas pensam que a Arte é um momento de brincadeira, de fazer mural, mas não é. Ela vai trazer para os nossos estudantes a capacidade de refletir, de ser mais crítico”, informou Giovana.

A professora ainda destacou a interação ocorrida entre diferentes segmentos da Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “A gente sempre faz a unificação entre os anos finais e os iniciais. O pessoal da Educação Infantil produz alguns trabalhos para o Fundamental II. Buscamos essa aproximação de forma que quem ganha são as escolas”, ressaltou.