Reabertura segue um protocolo de saúde para evitar o contágio do novo coronavírus

A Prefeitura de Barra Mansa reabriu na manhã desta terça-feira (11), o Parque Natural Municipal Centenário, no Centro, para a prática de atividades físicas. A reabertura segue o protocolo de medidas de segurança para prevenir o contágio da Covid-19. O local ficou fechado durante quatro meses.

Neste primeiro momento, o funcionamento terá horário restrito, de segunda à sexta-feira, de 7 às 11h e das 16 às 19h. No período de 11 às 16h, o popular Jardim das Preguiças terá os portões fechados. Aos sábados, domingos e feriados, o funcionamento será de 7 às 12h.

Para viabilizar a reabertura do Parque, a Secretaria de Saúde estruturou equipes para se revezarem nos serviços de orientação e esclarecimentos sobre a Covid-19. O secretário da pasta, Sérgio Gomes, explicou que a entrada no local somente será permitida com o uso de máscara de proteção facial. “Vamos disponibilizar máscaras para aqueles que eventualmente esquecerem o equipamento em casa, álcool em gel para a higienização das mãos e aferir a temperatura corporal das pessoas. Quem apresentar quadro febril será orientado a procurar atendimento médico e não poderá permanecer no local. Também vamos atuar com um oxímetro caso seja necessário aferir o nível de oxigênio no sangue. Nossa recomendação é para manter a distância de pelo menos um metro entre cada pessoa”, detalhou.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo, disse que nas próximas horas será providenciado o isolamento dos bancos. “A intenção é impedir a permanência de pessoas no interior do Parque e consequentemente, aglomerações. O Parque está sendo reaberto exclusivamente para que os cidadãos tenham oportunidade de extravasar, através de caminhadas e corridas, um pouco do estresse e da ansiedade provocados pelo isolamento social, necessários para conter o avanço do novo coronavírus”.

Atenção as novas regras:

– Uso de máscara é obrigatório em todo parque;

– Deve-se manter o distanciamento mínimo de pelo menos um metro entre cada pessoa;

– Usar álcool e álcool gel para limpeza das mãos.