Iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a qualidade de vida emocional

Encerrando as atividades da campanha ‘Janeiro Branco’ – voltada ao tratamento da saúde mental, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 28, ações recreativas com 25 pacientes atendidos pelos Caps (Centro de Atendimento Psicossocial). As ações aconteceram ao ar livre, no Parque Centenário (Jardim das Preguiças), no Centro. A iniciativa contou com dinâmicas para discussão, reflexão e troca de experiências sobre o tema.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde Mental e Outras Drogas, Maria Elvira da Cunha, o objetivo da Campanha Janeiro Branco é mobilizar as pessoas a cuidarem da saúde mental, mudando a sua compreensão a respeito de doenças que ainda são cercadas de tabus.

Ela destacou ainda, que a ação realizada no Parque Centenário teve o intuito de quebrar a rotina dos participantes. “As pessoas com problemas mentais são vistas como incapazes, como alguém que não consegue realizar uma simples tarefa, e isso está muito errado. Então, hoje, estamos realizando essa tarefa para trazer bem-estar aos nossos usuários do Caps e permitir que a população enxergue essas pessoas de outra forma”.

O educador social Luis Cláudio, que faz o acompanhamento de dezesseis moradores das Residências Terapêuticas, falou dos benefícios da atividade para eles. “Essas pessoas ficam a maior parte do tempo dentro de casa. Então, quando tem atividades assim, eles adoram. Primeiro porque eles vão estar em contato com a natureza; segundo porque acalmam muito eles. Quando saem para passear, mantêm contato com outras pessoas e retornam para casa de forma até mais tranquila também”, observa o educador.

Professor de Educação Física, que compõe a equipe multidisciplinar do CAPS, Luiz Antônio falou sobre o trabalho realizado. “Hoje aproveitamos este dia bonito para fazermos atividades que envolvem um pouco mais de coordenação motora, gincanas, danças e músicas; algo bem leve. O principal foco é proporcionar bem-estar e promover a saúde mental desses pacientes”, reforçou Luiz.

Um dos residentes do Caps II há cerca de seis anos se mostrou bastante animado com a ação. “Podemos fazer este passeio maravilhoso, ver as preguiças e nos distrair, isso é muito importante”.

Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas

O Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas de Barra Mansa possui três serviços residenciais terapêuticos, com uma média de 2500 pacientes cadastrados e atendimento de 150 pessoas por dia. O município possui seis dispositivos para assistência:

– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – Estação Mental para os adultos: na Rua Cristóvão Leal, 43, Centro;
– CAPSI para crianças e adolescentes: Rua Francisco Vilela, 337, Estamparia;
– Centro de Tratamento para uso prejudicial de Álcool e Outras Drogas: Rua Professor Pedro Vaz, 57, Centro.

*O nome do paciente não foi revelado no texto para preservar a sua identidade.

Fotos: Felipe Vieira