Estudantes de Barra Mansa foram homenageados nesta segunda-feira, no gabinete do prefeito Rodrigo Drable

Três irmãos, estudantes do Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable, no bairro Ano Bom, foram condecorados pela participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Eles receberam medalhas e certificados das mãos da vice-prefeita Fátima Lima e do secretário de Educação, Marcus Barros. O encontro entre eles aconteceu na manhã desta segunda-feira, 13, no gabinete do prefeito Rodrigo Drable.

A OBR é feita por etapas: estadual/regional e nacional. Marcus Vinícius Vidal, aluno do 5º Ano da Escola Marcello Drable, ficou com a medalha de bronze nacional; seu irmão Miguel Vitor Vidal, 7º Ano, ganhou a medalha de ouro na modalidade estadual. Já Luiz Octávio Vidal, 9º Ano, foi contemplado com a medalha de honra ao mérito.

Fátima Lima destacou a emoção de poder homenagear os irmãos pela conquista. “É um orgulho enorme poder entregar essas medalhas a esses jovens, que mesmo enfrentando as dificuldades da pandemia, não desistiram dos seus sonhos e batalharam para que esse belíssimo resultado fosse alcançado”, disse a vice-prefeita.

O secretário de Educação também se disse orgulhoso do desempenho dos alunos na OBR. “Esse resultado reflete o potencial que os nossos alunos possuem, assim como a dedicação dos nossos professores. Essas premiações são de grande importância para todos nós; para todos os estudantes da rede”, ressaltou Marcus Barros.

Miguel Vitor Vidal, ouro na etapa estadual este ano e bronze no ano passado,

Agradeceu o apoio dado pela escola. “Eu sou grato por entrar na Robótica, por ter a ajuda da professora em tudo, por ela ter nos aceitado bem e aos coordenadores que sempre nos ajudam enquanto estamos lá aprendendo. Essa prova mostrou o nosso potencial e o que podemos fazer. Acredito que muitas outras pessoas poderão ganhar ouro, prata e bronze”, disse Miguel.

A professora responsável pelas aulas de Robótica na escola, Luciana Faria, disse que “a conquista das medalhas e dos resultados não são apenas do projeto de Robótica, e sim da Educação de Barra Mansa. Com o projeto robótica na escola, incentivamos nossos alunos a conhecer o mundo das tecnologias”.

A mãe dos alunos premiados, Suelen Vidal, também expressou seu contentamento. “Os meninos fizeram todo esse processo com o prazer de aprender e estarem associados com uma excelente prática pedagógica por meio da professora Luciana, que soube conduzi-los muito bem. O processo de ensino e aprendizagem reconhece a força da parceria entre família e escola, pois as partes se complementam e proporcionam um desenvolvimento mais pleno aos alunos”, disse Suelen.

COMPETIÇÃO

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma competição nacional que utiliza da temática da robótica, com o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. Ocorre desde 2007, atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo.

Fotos: Paulo Dimas