Ação visa definir metas pós-pandemia para retomada das atividades turísticas

Em reunião realizada por videoconferência nesta quinta-feira (16), solicitada pelo Secretário Estadual de Turismo Otávio Leite, foram debatidas as ações para viabilizar o retorno seguro das atividades do turismo. No encontro, houve recomendações acerca da capacitação dos profissionais, através de protocolos de higiene, divulgação da região para a valorização dos municípios e metas com foco nos turistas após a pandemia do novo coronavírus.

Participaram da reunião a sub-secretaria de Estado de Turismo, Adriana Homem; secretários de Turismo da região; a presidente do Conselho Regional de Turismo do Vale do Café, Bhella Santos; o presidente do Sindicado de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Alexandre Magno; empresários do Trade, proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes, agências de viagens e guias; representantes do Lider Médio Paraíba; representantes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e os representantes dos  municípios da Instância de Governança Regional (IGR) Vale do Café.

No encontro, Otávio Leite destacou que a secretaria está definindo um planejamento específico para cada Instância de Governança Regional (IGR). “As ações do turismo foram afetadas em sua integralidade com a pandemia, daí a necessidade de iniciar a projeção da retomada das atividades com os municípios que integram a região do Vale do Café, assim como o apoio às micro e pequenas empresas”.

Segundo a gerente de turismo e presidente do Conselho Regional de Turismo do Vale do Café, Bhella Santos, os planejamentos que estão sendo definidos, serão fundamentais para o retorno das atividades. “O Secretário Otávio Leite está comprometido nesta retomada do processo turístico, o que não será fácil, porém, é fundamental. Estamos fazendo um planejamento para que, em breve, possamos receber as pessoas, seguindo as determinações dos acordos e decretos dos prefeitos, com base nas peculiaridades de cada localidade e visando o melhor para o turismo do interior do estado. As ações serão executadas juntamente com a Secretaria de Turismo e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TURISRIO)”, ressaltou.

A Instância de Governança Regional é uma organização com a participação do Poder Público e dos atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar o Programa em âmbito regional. Hoje o estado possui 12 regiões turísticas e com IGRs em cada uma delas.