Vacinação aconteceu em sistema drive thru, no Parque da Cidade

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa iniciou nesta sexta-feira, 12, mais uma etapa do processo de vacinação contra o novo Coronavírus.  Idosos com idade entre 85 e 89 anos receberam a primeira dose da Coronavac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan (SP), em sistema de drive thru, realizado no Parque da Cidade, no Centro,

O prefeito do município Rodrigo Drable acompanhou a abertura da vacinação e declarou: “Estamos seguindo o protocolo do Ministério da Saúde e isto tem permitido que Barra Mansa tenha organização, eficiência e respeito a todos os cidadãos”.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, estimou que cerca de 1,2 mil pessoas desta faixa etária serão vacinadas. “Até o momento, Barra Mansa recebeu quatro lotes da vacina contra a Covid-19, totalizando 7.860 doses do antígeno. Já começamos a aplicação da dose complementar da vacina nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à doença. Também reservamos a segunda dose para atender todos aqueles que receberam a primeira dose do imunobiológico”.

Para receber a vacina, os idosos precisaram apresentar documento com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência nominal do município ou declaração da Unidade Básica de Saúde do bairro.

Vilma Marins Campos, 89 anos, foi uma das vacinadas. Presidente da Creche Menino Jesus, ela foi infectada pela Covid-19. “A vacina é a esperança de cura. Eu tive a doença, fiquei internada e não é nada bom passar por isso. É uma doença que sacrifica muita gente e deixa até sequelas. Então, quem puder se vacinar, faça isso”.

O aposentado Jacinto Rodrigues Diniz, 87 anos, morador do Nova Esperança, também foi vacinado e disse aguardar ansioso pela segunda dose. “Estou com muitas saudades da minha irmã, que mora em Minas. Já tem um ano que não a vejo. Assim que for possível, quero abraçá-la”, detalhou

A vacinação contra o coronavírus começou no dia 19 de janeiro em Barra Mansa, logo após a Secretaria de Estado de Saúde enviar o primeiro lote com 2.255 dose da Coronavac. Os primeiros a serem vacinados foram os profissionais de saúde, com prioridade para os que trabalham diretamente no atendimento de pacientes com a Covid-19 da Santa Casa, UPA Centro, Hospital da Mulher, Hospital Santa Maria e do Centro de Triagem e Tratamento da Região Leste.

O processo de vacinação avançou, atendendo os trabalhadores dos laboratórios de diagnóstico do novo coronavírus, profissionais que atuam em hospitais da rede pública e privada do município nas funções de auxiliar de serviços gerais, copeiros, cozinheiros, lavanderia e manutenção hospitalar, recepcionistas, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.

A chegada do segundo e terceiro lote do antígeno, nos dias 25 de janeiro (1.860 da Oxford/AstraZeca)  e 03 de fevereiro (2.255 doses da Coronavac), permitiu a aplicação da vacina em idosos acima dos 90 anos, acamados atendidos pelo SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) e dos idosos entre 85 e 89 anos. Garantiu também o início da segunda dose em profissionais de saúde da linha frente de combate à doença.

Na quinta-feira (11), mais um lote trazendo 1.490 doses da Coronavac foi entregue à Barra Mansa.

INSUMOS – A Secretaria Municipal de Saúde já havia reservado um estoque com 75 mil agulhas e seringas para a vacinação contra a Covid-19. No dia 16 de janeiro, recebeu do Governo do Estado mais 60 mil unidades de seringas e agulhas descartáveis.