Cerca de 50 pacientes foram atendidos no Centro de Especialidades Médicas (CEM), nesta quinta-feira (16)

 

A Prefeitura de Barra Mansa realizou nesta quinta-feira (16) exames de vista nos idosos que são atendidos pelo Centro de Referência do Idoso. Aproximadamente 50 pessoas compareceram ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), onde foram direcionados para consulta com especialistas oftalmológicos. O processo de avaliação médica e entrega das armações é uma parceria entre a secretaria de Saúde e Centro do Idoso.

Para estar integrado ao Centro do Idoso e receber os óculos, a pessoa precisa ter mais de 60 anos de idade e passar inicialmente pelos seguintes procedimentos: comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência ou então ao setor do CadÚnico (Cadastro Único) no pátio da Prefeitura para realizar a primeira avaliação. Após realizar o encaminhamento, o idoso é direcionado a consulta com especialista no CEM, onde será constatada ou não a necessidade dos óculos. Posteriormente a análise médica, a pessoa é encaminhada à Fábrica de Óculos para a escolha e a retirada da armação.

O prefeito Rodrigo Drable destacou que o fornecimento destes óculos aos cidadãos é um trabalho gratificante. “É com alegria que realizamos este serviço de atendimento à população. A Fábrica de Óculos era um grande sonho e chegou para melhorar a vida das pessoas. Estamos fazendo o possível dentro de nossa realidade”, pontuou.

O coordenador do Centro do Idoso, Eduardo Pimentel, ressaltou o serviço prestado aos idosos de Barra Mansa. “A realização de exames de vista para os pacientes do Centro do Idoso, seguido da confecção de óculos é um projeto com o objetivo de devolver a clareza da visão e assim trazer mais qualidade de vida aos idosos do município. A ação é uma parceria do Secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes com o prefeito Rodrigo Drable. Nossa ação, em breve estará 100% concluída com a entrega dos óculos gratuitos para os pacientes do Centro do Idoso, afinal, quem não respeita os idosos não respeita o próprio futuro”, salientou.

A integração ao Centro do Idoso é feita mediante a apresentação dos seguintes documentos: CPF, RG, Comprovante de Residência e Cartão SUS.