Após os serviços, unidade produzirá cerca de 50 mil mudas que serão utilizadas no reflorestamento de encostas a fim de evitar deslizamentos durante a temporada de chuvas

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está revitalizando o Horto Municipal, situado na localidade da Água Comprida, no bairro Vila Nova. A iniciativa permitirá o cultivo de 50 mil mudas por ano. A produção será utilizada, segundo o prefeito Rodrigo Drable, na recuperação de encostas.

– No inicio do nosso governo fizemos com grande esforço para realizar um mutirão a fim de que a unidade tivesse condições de funcionar. Apesar do nosso empenho, os serviços não foram suficientes. Agora, através do Fundo Municipal de Meio Ambiente foi possível contratar empresa especializada para recomposição das estufas, o que possibilitará a produção de mudas que serão espalhadas pela cidade. A intenção é fazer a recomposição ambiental de morros e encostas com a finalidade de evitar os deslizamentos de terra durante os períodos de chuvas – detalhou o prefeito.

O horto municipal tem uma área de 20 mil metros quadrados. Segundo informou o secretário da Pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, foram contratados os seguintes serviços: manutenção e conservação do local, controle das espécies invasoras, supressão das árvores comprometidas pela ação do tempo e a recuperação do lago. “As estufas estão passando por uma ampla reforma, incluindo revisão nos sistema elétrico e hidráulico. A previsão é de em setembro próximo a unidade já esteja pronta para o cultivo de mudas nativas, alem de espécies ornamentais, medicinais e frutíferas”.

Beleza disse ainda que a sede administrativa e o galpão também passarão por reparos. “Estamos atuando para que o horto volte a ser referência em produção de mudas, educação ambiental e biodiversidade. Para isso a sede administrativa está passando por uma ampla reforma. O lago existente na unidade será utilizado para reprodução de tilápias”.

PARQUE DAS AVES – De acordo com Beleza, o Horto Florestal abrigará um Centro de Tratamento de Animais Silvestres para atendimento de primeiros socorros e posterior encaminhamento ao Cetas, em Seropédica.

Outra inovação é o Parque das Aves, que oferecerá abrigo e cuidado para aves resgatadas, principalmente, de situações de maus tratos, posse ilegal e do tráfico. “Aquelas que se recuperarem plenamente serão devolvidas à natureza”, concluiu.