Ação tem como principal objetivo aumentar estoque do setor para atender possíveis demandas do período de fim de ano

Na próxima segunda-feira, 25, é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para marcar a data, o Hemonúcleo de Barra Mansa realizará durante toda a semana uma ação com o objetivo de aumentar o estoque do banco de sangue, para atender as demandas de fim de ano, quando é registrado aumento nos índices de acidentes e de algumas doenças.

Em Barra Mansa a doação é voluntária e beneficia qualquer pessoa, independente de parentesco com o doador. O sangue doado é essencial para os atendimentos de urgência, execução de cirurgias eletivas de grande porte e o tratamento de pessoas com doenças variadas que necessitam de transfusão frequentemente.

De acordo com o coordenador do Hemonúcleo, Sérgio Murilo Conti, os dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o Brasil ainda precisa aumentar o número de doadores para chegar à média preconizada pelo órgão, que é fixada entre 3% e 5% em relação à população. “A média de doações no Brasil é de 1,8% da população. Diante disso, é necessário criar estratégias para captar novos doadores e fidelizar antigos, garantindo um estoque regular de sangue que atenda de modo satisfatório a demanda da população”, informou.

Em relação às doações no município, o coordenador comemora. “Tivemos um aumento de 11% no total de candidatos a doação em comparação ao mesmo período do ano passado. Para isso, preparamos uma singela homenagem aos doadores, oferecendo um lanche diferenciado, durante a semana”, informou Sérgio.

Perfil dos nossos doadores de sangue:

– Total de candidatos a doação – 5511

– Doadores pela primeira vez – 42%

– Doadores mais de uma vez – 58%

– Doadores do sexo masculino – 58%

– Doadores do sexo Feminino – 42%

– Doadores de reposição – 52%

– Doadores espontâneos – 48%

– Doadores aptos na triagem clínica – 83%

– Doadores inaptos na triagem clínica – 17%

Requisitos básicos para doar sangue:

– Estar em boas condições de saúde

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização)

– Pesar no mínimo 50 kg

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

– Apresentar documento original com foto recente (Carteira de Identidade, Identidade Profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social)

O Hemonúcleo de Barra Mansa fica localizado na Rua Pinto Ribeiro, 205 A, anexo à Santa Casa, no Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, com coleta de sangue das 7 às 11 horas.