Ação resultou em 445 novas bolsas de sangue no estoque da unidade

A campanha ‘Arraia Sangue Bom’, promovida pelo Hemonúcleo de Barra Mansa, foi finalizada na última sexta-feira (29) com um saldo positivo de doações. Durante todo o mês, o espaço funcionou de segunda-feira a sábado e, como resultado, arrecadou 445 bolsas de sangues dos mais variados tipos.  A ação teve como objetivo principal mobilizar a população sobre a importância de doar e também em aumentar o estoque sanguíneo, que nesse período do ano reduz em até 50%.

De acordo com o coordenador do Hemonúcleo, Sérgio Murilo Conti, entre os meses de maio e agosto, as doações sofrem uma queda significativa e ele associa esse decline devido ao período mais frio do ano. “Essas campanhas permitem que os números de doações aumentem. Diariamente recebemos uma média de 25 doadores, e nesses meses mais críticos, percebemos uma redução significativa. A solidariedade da doação é um ato também de cidadania”, expressou.

Outro fator crucial para o sucesso da campanha foi o movimento promovido em solidariedade a jovem Raysa Gomes Guimarães, de 28 anos. No dia 27 de maio deste ano, ela perdeu a luta contra a leucemia, dois dias após seu aniversário. Um pouco antes, ela fez um apelo em suas redes sociais, solicitando a divulgação de um vídeo, no qual ela pede que as pessoas doem sangue.  Após seu falecimento, como forma de homenageá-la, os amigos promoveram a campanha ‘Bora Doar’. “A ação em memória da Raysa aconteceu no segundo sábado do mês. Recebemos 58 doadores que se mobilizaram e aderiram o movimento. Isso proporcionou um grande diferencial na nossa campanha”, completou o coordenador.

Quem pode doar sangue – Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. O doador precisa estar bem alimentado, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. Aos idosos, a primeira doação deve ter sido feita antes de completar os 60 anos. Para doar é preciso portar um documento com foto, expedido por órgão oficial e estar bem alimentado e descansado.

Análise do sangue – Após a doação, o sangue passa por uma criteriosa avaliação realizada no próprio hemonúcleo e no Hemorio, onde é verificada a sorologia, a fim de evitar doenças transmissíveis pelo sangue, como Hepatite B e C, Doença de Chagas e HIV, HTLV e Sífilis, sendo essas três últimas transmissíveis através de relações sexuais. Na sequência, é feita a manipulação e pesagem do sangue, que ainda passa pelo processo de centrifugação para separação dos hemocomponentes viáveis, concentrado de hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, que serão utilizados em diversas patologias.

O Hemonúcleo de Barra Mansa fica situado à Rua Pinto Ribeiro, 205, no Centro – anexo à Santa Casa, o horário de doação é de 7h às 11h.