Atividades seguem até a próxima sexta-feira, dia 14

Para comemorar o dia das mães, celebrado no próximo domingo, 09, o Hemonúcleo de Barra Mansa iniciou nesta sexta-feira, 07, uma ação para reforçar o estoque de sangue do município. A iniciativa, que pretende incentivar a doação como um ato de amor, segue até a próxima sexta, 14, e presenteará todos os doadores.

A coordenadora do Hemonúcleo, Thais Mendes, falou um pouco sobre a necessidade da doação espontânea. “A doação regular é importante para ajudar a manter o estoque de sangue, já que a saída é muito alta. Precisamos de doações espontâneas e somente 30% dos nossos voluntários são desta categoria. Existe uma demanda enorme, então com esse evento pretendemos chamar a atenção das mães e filhos para a doação”.

A estudante Lorraine da Silva, de 16 anos, falou sobre o que a despertou para participar da iniciativa. “A minha tia me mostrou uma matéria falando que o Hemonúcleo estava em estado crítico. Sou a única que pode doar sangue para a minha irmã, então eu pensei em vir doar porque não é só ela que precisa, outras pessoas estão doentes e estão precisando também. Não custa nada doar”.

A dona de casa Jucelena da Silva, de 39 anos, foi incentivada pela filha Lorraine a fazer a doação. “Minha filha me incentivou a vir com ela de acompanhante pra que ela pudesse fazer a doação, mas chegando aqui eu senti a necessidade de doar também. Muitas famílias estão precisando e é um ato não só de responsabilidade social, mas também um ato de amor”.

O Hemonúcleo tem funcionado de acordo com as normas impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à Covid-19. A unidade só atende doadores que estejam de máscara e também estabelece o distanciamento social por meio de cadeiras intercaladas, que são sanitizadas após o término da coleta. Além disso, a recepção disponibiliza dois totens de álcool gel para higienização das mãos.

Para ser voluntário, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Idosos devem ter realizado a primeira doação até os 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menor de idade só mediante autorização dos responsáveis. Além disso, deve estar com a saúde em dia, pesar no mínimo 50 kg, não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar um ano após a realização da mesma.

O Hemonúcleo de Barra Mansa fica localizado na Rua Pinto Ribeiro, 205, anexo à Santa Casa, no Centro. O atendimento é realizado sem agendamento prévio e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h.

Fotos: Paulo Dimas