Unidade está com estoque baixo, principalmente dos tipos sanguíneos A+ e B+

A Secretária de Saúde de Barra Mansa, por meio do Hemonúcleo, faz um apelo para que a população faça doações. A unidade está precisando de todos os tipos sanguíneos, em especial o A + e o B +, que estão com armazenamento crítico. De acordo com a coordenadora do local, Thaís Mendes, o número de bolsas de sangue caiu devido ao aumento de cirurgias de emergência.

“Nos últimos dias, obtivemos um aumento de transfusões de emergência na Santa Casa. Com isso, nosso estoque de sangue diminuiu consideravelmente, principalmente dos tipos A + e B + que entraram em estado crítico. Convido a todos que puderem ajudar a manter o estoque de sangue em alta. Doar é rápido e é um gesto que salva vidas”, destacou Thaís.

Para ser um voluntário é necessário ter entre 16 e 60 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. As pessoas devem estar com a saúde em dia, não ter ingerido bebidas alcoólicas no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha tatuagem, é preciso aguardar um ano após a realização da mesma.

O Hemonúcleo de Barra Mansa fica na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, no Centro – anexo à Santa Cansa de Misericórdia. Os doadores estão autorizados a utilizarem o estacionamento da Secretaria de Saúde, localizado próximo ao local, na Rua Oscar da Silva Marins, n° 155. As doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h.

Fotos: Chico de Assis