Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, principalmente A-, B- e AB-, que estão em nível crítico

O Hemonúcleo de Barra Mansa convida a população para ajudar a unidade a repor o estoque, que se encontra baixo. O município precisa de doações de todos os tipos sanguíneos, principalmente A-, B- e AB-, que estão em nível crítico. Ainda segundo o boletim desta terça-feira, 12, os tipos O+ e O- estão em baixa e os demais: A+, B+ e AB+, em nível estável. A unidade abastece a Santa Casa, Oncobarra e outras instituições da cidade, o que demanda uma grande quantidade de sangue.
A coordenadora do Hemonúcleo, Thais Mendes, fala sobre a serventia de alguns componentes que possuem um prazo menor de validade. “Por exemplo, as plaquetas, que duram apenas cinco dias. Então essa é a importância das doações regulares, pois se o número de doações estiver baixo, o número de plaquetas coletas é menor ainda”, completou a coordenadora do Hemonúcleo.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos. A primeira doação dos idosos deve ser feita até os 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis.
Todos devem estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar um ano após a realização da mesma.
O Hemonúcleo funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h, na Rua Pinto Ribeiro, n°205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro.