Nesta época do ano ocorre uma baixa no número de doadores devido ao tempo frio, mas se aproxima época de alta demanda com as férias escolares

O Hemonúcleo de Barra Mansa está precisando de todos os tipos sanguíneos para ajudar a repor o estoque da unidade, que se encontra abaixo do ideal. As doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h. Segundo a coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, o número de voluntários nas últimas semanas diminuiu significativamente.
“Nesta época do ano ocorre uma baixa no número de doadores devido ao tempo frio, e isso é muito preocupante para a unidade, já que atendemos outras cidades, além de Barra Mansa”, explicou Thaís.
A coordenadora da unidade explicou ainda, que se aproxima um momento de alta demanda. “Estamos nos encaminhando para um período de férias escolares, quando as estradas ficam mais movimentadas e temos uma demanda maior por bolsas de sangue. Por isso, é muito importante a participação da população nesse momento”, ressaltou.

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. Deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar um ano após a realização da mesma.

O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia. Quem for doar pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, n° 155. Ambos ficam no centro da cidade.
Fotos: Paulo Dimas