Iniciativa visa conseguir manter o estoque de sangue e plaquetas regularizado

 

Na próxima segunda-feira, 06, véspera do feriado da Independência do Brasil e ponto facultativo no município, o Hemonúcleo de Barra Mansa estará aberto para captação de sangue, em especial, de O positivo e O negativo. A unidade funcionará das 7h às 11h apenas para coleta de bolsas com o objetivo de manter o estoque regularizado.

A coordenadora do Hemonúcleo, Thais Mendes, explicou a necessidade do funcionamento da unidade no dia facultativo. “Estamos fazendo esse mutirão na segunda-feira para podermos fazer uma captação maior de bolsas e, principalmente, de plaquetas, que tem tido um consumo alto nas unidades de saúde. Como as plaquetas têm duração curta de cinco dias, vamos abrir na segunda para deixar o estoque regularizado para não passarmos aperto no feriado”.

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menor de idade só pode doar mediante autorização dos responsáveis. Deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar um ano após a realização da mesma para fazer a doação.

O Hemonúcleo de Barra Mansa fica na Rua Pinto Ribeiro, no Centro, ao lado do hospital Santa Casa de Misericórdia.