As plaquetas são um dos componentes do sangue imprescindíveis para quem faz quimioterapia e apresenta quadro de anemia. Com validade de apenas cinco dias, exige que o Hemonúcleo mantenha o estoque regularizado

 

Preocupados em atender os pacientes acometidos pelo câncer e que precisam de transfusão de sangue durante a quimioterapia, o Hemonúcleo de Barra Mansa realizou na manhã dessa segunda-feira (28), feriado de Carnaval, o Bloco da Solidariedade. A iniciativa teve como foco o aumento no estoque de plaquetas, componente que tem validade de apenas 05 dias, além da regularização do estoque de urgência e emergência durante o período de festa.

O número de doadores atendeu as expectativas da Secretaria de Saúde. Segundo a coordenadora do Hemonúcleo, Thais Mendes, cerca de 50 pessoas compareceram a unidade. “Com essa quantidade de doadores conseguimos cobrir a necessidade dos hospitais da rede pública e privada de saúde da nossa cidade, de Valença e Rio das Flores,  e também da Oncobarra, que retoma o atendimento na próxima quinta-feira”.

Thaís explicou que o sangue é composto pelo plasma (parte líquida em um tom amarelado, constituída por água, sais, vitaminas e proteínas), plaquetas (células que realizam a coagulação para interromper sangramentos), leucócitos ou glóbulos brancos (que têm a função de proteger o organismo contra bactérias e vírus), hemácias ou glóbulos vermelhos  (que transportam oxigênio dos pulmões para as células de todo o organismo).

– Um paciente em tratamento oncológico pode necessitar da transfusão de sangue durante o processo de quimioterapia sangue para normalizar a contagem das células sanguíneas no corpo, por isso, temos que manter o nosso estoque de plaquetas em dia. As plaquetas têm uma duração de cinco dias, por isso a importância das doações voluntárias constantes. Para se ter noção, o consumo dessas células em um hospital oncológico é 70% maior que em outros hospitais. Além dessa situação, durante as festas também costuma ocorrer um aumento na quantidade de acidentes de trânsito, o que pode demandar nossos estoques de bolsas de sangue – detalhou a coordenadora.

Leidilaine Moreira Martins Pimenta, 37 anos, moradora do bairro Recanto do Sol, foi um das doadoras. “É a primeira vez que estou doando sangue e estou contente por contribuir na missão de salvar vidas. Doar sangue, para mim, é uma questão de consciência”, ressaltou.

EXPEDIENTE –  Na terça-feira de Carnaval e quarta-feira de Cinzas, dias 1º e 02 de março, não haverá expediente no Hemonúcleo. A unidade retoma seu horário de atendimento na quinta-feira, dia 03.