Ação visa orientar e promover segurança aos usuários do serviço

A Guarda Municipal vem ampliando os atendimentos além das ruas de Barra Mansa.  Agentes do serviço de segurança participaram nesta quarta-feira (06) de um café da manhã e roda de conversa com os pacientes dos Serviços Residenciais Terapêuticos, onde auxiliaram, aconselharam e estreitaram a convivência com os residentes.

O objetivo da ação é promover uma rede de cuidados e permitir aos moradores dos Serviços Residenciais Terapêuticos estarem em liberdade, construindo e usufruindo dos direitos e deveres.

Os encontros são realizados pelo Programa Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas de Barra Mansa, em parceria com a Guarda Municipal e oferecem cuidados psicossociais. Durante as conversas são abordados temas como o prejuízo de se morar nas ruas, o papel da lei na vida das pessoas, a segurança enquanto cuidado e proteção a todos os cidadãos, e os serviços da Guarda Municipal para a proteção à casa e aos moradores.

O comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, explicou a importância desse convívio entre os agentes e pacientes. “Podemos observar a recuperação de muitos homens e mulheres com alienação mental, que viviam pelas ruas da cidade. Hoje vivem em uma residência digna, muito limpa, com regras e bom acompanhamento médico, psiquiátrico e psicológico”, informou Valcir.

A coordenadora do Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras, Maria Elvira da Cunha Franco Dias, explica como são realizados esses encontros. “Eles acontecem a partir da demanda da necessidade da casa, tendo em vista que alguns moradores que viviam pelas ruas da cidade ou abandonados em manicômios psiquiátricos, se envolvendo ou até provocando situações de vulnerabilidade”, apontou Maria Elvira.

Serviços Residenciais Terapêuticos são locais de moradia destinados às pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem.