Principal objetivo da ação é garantir a segurança da população e evitar danos aos patrimônios da localidade

Em 2017, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, assinou um decreto, no qual proíbe o tráfego de carretas no perímetro urbano do distrito de Nossa Senhora do Amparo. A partir de então, um dos compromissos da Guarda Municipal é de supervisionar e coibir essa prática na localidade. Desde a última quarta-feira (17), a equipe, formada por quatro agentes divididos em diferentes pontos, está intensificando a fiscalização. Até o momento, cinco motoristas foram autuados por desrespeitar a lei.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, regularmente a operação é feita no distrito e o maior objetivo, além de fiscalizar, é de garantir a segurança da população e evitar danos aos patrimônios. “Nossos agentes estão sob orientação de alertar e punir aqueles que infligem a lei. Além da multa, eles são submetidos a retornar ao caminho correto. Muitos motoristas fazem esse desvio para fugir do pedágio, porém o prejuízo é bem mais alto”, informou o comandante.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, quem transita em locais e horários não permitidos pela autoridade competente comete uma infração de natureza média, previsto pela Lei de n° 57463 – ART 187, inciso I. A multa é de R$ 130,16 e o infrator pode perder até quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).