Atividade teve o objetivo de orientar sobre a redução de acidentes através das conversas entre os agentes e os estudantes

Cerca de 70 alunos, de três turmas do quarto ano da Escola SESI, em Barra Mansa, participaram de uma palestra do Programa de Educação no Trânsito (PET). A ação, que é uma iniciativa da Guarda Municipal teve como objetivo principal, levar a unidades escolares informações sobre a conscientização no trânsito, a fim de evitar acidentes envolvendo pedestres e motoristas. A atividade aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 14.

De acordo com levantamento realizado pela Guarda Municipal, apenas em 2019, mais de 15 mil crianças foram atendidas pelo programa.

O coordenador do PET, o inspetor Agostinho Silva, disse que o convite foi feito pela direção da escola, devido ao reconhecimento do trabalho. “Sempre que realizamos palestras com as crianças nas escolas, percebemos que há um interesse e uma participação significativa dos pequenos. Hoje não foi diferente, tiramos muitas dúvidas. Nosso principal objetivo é fazer com que eles sejam multiplicadores da mensagem”, disse Silva.

Segundo o diretor da Escola SESI, Virgílio Lisboa do Val, garantir que os alunos da unidade participem da atividade é a melhor maneira de formar adultos consciente no trânsito. “Debater um assunto tão sério com esse é extremamente importante para que no presente eles sejam disseminadores desse conteúdo com os pais e familiares e no futuro, cidadãos responsáveis na direção”, expressou o diretor.

Os estudantes do quarto ano, Theo Couto, Júlio Cezar Knup e Caio de Souza, ambos de 10 anos de idade, garantiram que o aprendizado será guardado na memória e multiplicado em suas casas. “Foi muito bacana toda a conversa, pois hoje em dia todo mundo usa celular, inclusive na direção. Foi apresentado que fazer isso aumenta a chance de acidente com morte no trânsito. Com certeza vamos levar a conversa para nossa casa e nos manter atentos”, concordaram as crianças.