Ação visa à redução do quantitativo

Visando reduzir a quantidade de acidentes envolvendo veículos e pedestres nas travessias das linhas férreas de Barra Mansa, a Guarda Municipal e a MRS Logística, realizaram uma campanha preventiva e educativa com o intuito de alertar a população. A ação prévia aconteceu na manhã desta quarta-feira (23), na travessia da Rua Duque de Caxias, no Centro. A próxima etapa envolverá os alunos da rede municipal de ensino, realizando abordagens e distribuição de panfletos educativos.

De acordo com o coordenador do programa Educação no Trânsito, da Guarda Municipal de Barra Mansa, Agostinho Silva, essa ação é uma forma de chamar atenção da população. “De um tempo para cá, fomos notificados de diversos acidentes envolvendo trens e veículos na região. Essa iniciativa é uma forma de alertar a população de que existe o risco e que medidas cautelosas são necessárias para que não haja mais eventos como os que registramos”, explicou o coordenador.

Silva ainda completou falando sobre o projeto que envolverá os alunos. “Nossa intenção é iniciar ainda nessa semana um planejamento de como vamos abordar o assunto nas escolas. A campanha está prevista para acontecer no início de novembro. As ações que temos envolvido esses jovens têm dado resultados positivos, em relação à funcionalidade, por isso vamos insistir nessas iniciativas”, considerou o coordenador.

Cuidados para evitar acidentes:

Pedestres

Mais de 70% dos atropelamentos acontecem nas áreas onde é proibida a presença de pessoas. Por isso, não é indicado cortar caminho pela ferrovia ou pular o trem, caso ele esteja parado.

O uso do celular e a pressa durante a travessia também é um fator que tem demonstrado um aumento significativo nos números de acidentes.

Os trens são mais largos que parecem, não é aconselhado usar o dormente como referência de sua espessura. Respeitar as marcações é um meio de evitar acidentes.

Motoristas

Lembre-se que o trânsito à sua frente pode parar a qualquer momento. Manter uma distância segura e respeitar as faixas de retenção antes dos cruzamentos é o melhor meio para evitar acidentes.

Som alto dentro do carro, especialmente se os vidros estiverem fechados, pode provocar diversos acidentes. Antes de atravessar a linha, reduza o volume e escute atentamente.

Atravessar rapidamente com o veículo na frente do trem é um que está cada vez mais comum. Falha mecânica e velocidade da máquina podem ser fatais.

Cuidados especiais

Crianças e idosos merecem atenção especial e precisam estar sempre acompanhados.

Lixo na ferrovia é crime ambiental. Para denunciar ligue para a central da MRS, através do telefone 0800 979 3636.

É terminantemente proibido e perigoso erguer construções na área da ferrovia. Antes de ocupar um espaço, nessas proximidades é importante consultar a prefeitura e a operadora de trens do município.