Capacitação foi ministrada por empresa especializada em biotecnologia, sediada no município. Na oportunidade, os participantes conheceram sobre equipamentos capazes de absorver óleo e derivados do solo e recursos hídricos

 

Agentes da Guarda Ambiental e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa participam nesta quarta-feira, 26, de capacitação visando o uso de equipamentos de contenção e absorção de substâncias oleosas no solo e em recursos hídricos. A iniciativa ocorreu no galpão da Biosolvit, empresa situada na Região Leste do município, especializada em biotecnologia aplicada à sustentabilidade.

Durante a capacitação, os agentes tiveram a oportunidade de conhecer sobre o manuseio adequado das mantas absorventes, para uso em acidentes ocorridos no solo, como o tombamento de carretas com cargas de petróleo e derivados, e do absorvedor orgânico, utilizado em rios, mares e oceanos.

Na avaliação do secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, o treinamento foi extremamente proveitoso. “Com foco na preservação do ambiente, foram repassadas orientações sobre o uso da barreira de contenção, equipamento que permite a contenção do óleo nos rios e córregos, favorecendo a manutenção do abastecimento de água nas residências e empresas ainda que ocorram desastres ambientais em recursos hídricos, e evitando as paradas de serviços operacionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto”, destacou Azevedo.

Ainda durante a atividade, os integrantes manusearam o absorvedor orgânico, produzido a partir de resíduos da produção de palmito. O equipamento, segundo a empresa fabricante, possui eficiência quatro vezes maior se comparado a serragem, comumente utilizada para retirar substâncias oleosas do solo e pista em episódios de acidentes envolvendo carretas com carga de óleo lubrificante.