Nesta sexta-feira, 10, uma equipe da Secretaria de Saúde se reuniu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro para traçar estratégias para dinamizar o atendimento de síndromes gripais. O encontro contou com a participação da coordenadora médica da Atenção Básica da UPA Centro e diretora do Centro de Triagem, Dr. Gabriella Laviola Meirelles; do médico do enfrentamento a Covid-19, Dr. Ivan de Castro; do coordenador do Centro de Triagem, Dr. Ricardo Anami; da gerente de Urgência e Emergência do município e diretora geral do Hospital da Mulher, Fernanda Chiesse; da gerente de Vigilância em Saúde, Juliana Ferreira; da coordenadora de Enfermagem do Centro de Covid, UPA e do NIR (Núcleo Interno de Regulação), Priscila Dotta; da enfermeira da Vigilância em Saúde, Juliana Russi; e da bióloga da Epidemiologia, Lívia Costa.
O Boletim Infogripe, divulgado pela Fiocruz nesta quinta-feira, dia 09, alertou para o aumento da incidência de casos de influenza A, que foram observados no estado do Rio de Janeiro, tanto em crianças quanto na população adulta, entre os registros de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). “Nós estamos preocupados com a saúde da população de Barra Mansa. Estamos acompanhando o surto de gripe em todo o Estado do Rio de Janeiro e temos registrado um aumento no número de atendimentos por síndrome gripal”, destacou Fernanda Chiesse.
Segundo o secretário de saúde, Dr. Sérgio Gomes, é preciso dar celeridade aos atendimentos. “Atualmente, aqui em Barra Mansa nós temos registrado uma demanda de atendimentos de gripe maior que a de Covid-19 e temos que otimizar esses atendimentos”, disse.
Durante a reunião foi traçada a estratégia de que os atendimentos para adultos com sintomas leves de gripe devem se dirigir às unidades sentinelas (Clínica da Família da Vista Alegre, PSF Ano Bom e Sirene da Boa Sorte) e os casos mais graves no Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19, localizado na Região Leste. Já para os atendimentos de crianças com sintomas leves também devem se dirigir às unidades sentinelas e os casos graves para a UPA do Centro.
“Queremos reforçar o pedido já feito anteriormente, para que a população nos ajude a melhorar o atendimento. Se continuarmos recebendo pacientes com gripe na UPA do Centro, nós vamos ter filas de espera para os atendimentos. Queremos que as pessoas entendam que lá no Centro de Triagem e Tratamento na Leste os profissionais já estão preparados para esse tipo de atendimento e como aqui no na UPA Centro nós recebemos muitos pacientes com outras comorbidades, não podemos expor essas pessoas a qualquer tipo de vírus. Só queremos que a população nos ajude nessa dinâmica do atendimento”, ponderou Gabriela.
O grupo de trabalho destacou ainda que a população precisa continuar com as medidas de prevenção, como uso de máscara, higiene das mãos – com água e sabão e álcool em gel -, e o distanciamento social, pois além de evitar a transmissão da Covid-19, essas medidas também contribuem para reduzir a transmissão dos vírus ligados a síndrome gripal.

Síndrome Gripal:
É uma doença que pode ter diferentes causas, entre elas, a infecção pelo vírus Influenza, Parainfluenza, Adenovírus ou Vírus Sincicial Respiratório podendo ser ocasionada também por bactérias. Tem como principais características a febre alta acompanhada de tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo e dor articular. Os sintomas geralmente duram uma semana.