Iniciativa será um apoio ao trabalho já desenvolvido pelo 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros

A partir desta quinta-feira, 2 de setembro, os brigadistas voluntários de Barra Mansa passam a atuar como equipe de apoio ao 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros no combate aos focos de incêndio florestal na extensão territorial do município. A iniciativa, idealizada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente do  e executada com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tem o intuito de aumentar o quantitativo de cidadãos engajados na defesa do ambiente e, consequentemente, no combate às chamas.

De acordo com o secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, o grupo reúne 26 brigadistas. “Em maio passado, quando o processo de chamamento público foi aberto, tivemos 46 inscritos, inclusive moradores de Quatis, Cruzeiro, Volta Redonda, Resende e Pinheiral. Por se tratar de trabalho voluntário, sem qualquer tipo de remuneração, concentramos a seleção em moradores de Barra Mansa. Eles passaram por quatro encontros de treinamento e qualificação, sendo o primeiro deles com equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; o segundo sobre manuseio e captura de animais peçonhentos, ministrado pelo Instituto Vital Brasil; o terceiro sobre primeiros socorros, realizado pelo 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros e o quarto sobre combate aos focos de incêndio florestal pelo 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente do Rio de Janeiro do CBMERJ”, detalhou Vinícius.

O secretário ainda revelou que o programa de brigadistas voluntários tem apoio da Saint Gobain, UBM, Sindicato Rural, Defesa Civil Municipal, da REDEC SUL I, da Defesa Civil Estadual e do Tiro de Guerra. O grupo foi estruturado com uma viatura 4×4 e equipamentos como abafadores, bombas costais, sopradores e kit picape (tanque cisterna munido de moto bomba para combates rápidos de incêndio em vegetação.

O gerente de Unidades de Conservação e Recursos Hídricos, Douglas Muniz, explica a importância do trabalho que será realizado pelo grupo. “Ao longo dos últimos anos, Barra Mansa tem registrado um expressivo aumento nos focos de incêndio durante o período da estiagem, entre junho e setembro. Em 2019, registramos 75 focos; em 2020, 170 e até o momento, 91 ocorrências. Neste cenário, o grande desafio é realmente punir quem pratica este tipo de crime ambiental, já que grande a maioria das ocorrências tem origem criminosa e não de combustão natural”.

Douglas ainda frisou que as denúncias sobre incêndios criminosos devem ser efetuadas pelo telefone (24) 2108-3408. Já as solicitações de combate ao fogo devem ser realizadas diretamente pelo 193, do Corpo de Bombeiros. “Esse é o caminho para que possamos fazer as devidas investigações e punir os infratores ao rigor da lei, dom fundamento no Decreto Federal 6.514/08 e na lei 9.605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências”.

IMPACTOS PROVOCADOS PELAS QUEIMADAS

1 – Destroem o ecossistema, ocasionando a morte de animais e a destruição dos seus ninhos;

2 – Eliminam mais de uma geração de alguns exemplares da fauna e, dependendo da dimensão, trazem grandes prejuízos a biodiversidade;

3 – Alteram as características físicas e químicas do solo, já que eliminam os microrganismos responsáveis pela transformação e decomposição da matéria orgânica e pela ciclagem de nutrientes no solo, diminuindo a atividade biológica.

4 – Diminuem a capacidade de infiltração de água do solo, provocando o seu ressecamento, o que pode levar à desertificação.

5 – Causam a poluição da atmosfera, alterando a qualidade do ar, provocando danos à saúde das pessoas, prejudicando a visibilidade nas rodovias, o que pode provocar acidente de trânsito.

6 – Aumentam a emissão de gases de efeito estufa, favorecendo as alterações climáticas.