Aplicativo de gestão territorial vai contribuir nas decisões dos gestores e melhorar a resposta ao munícipe

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS) está dando mais um passo na evolução digital do município. Nesta sexta-feira, dia 08, foi apresentada mais uma evolução da ferramenta Geo Barra Mansa – Aplicativo de Gestão Territorial que vai otimizar tempo, recursos e atendimento ao munícipe. A atividade aconteceu no Parque Natural de Saudade e contou com a participação dos secretários municipais Vinícius Azevedo (Meio Ambiente); Leonardo Ramos de Oliveira (Finanças); Bruno Paciello (Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação); Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza (Desenvolvimento Rural); além de representantes do cadastro imobiliário e servidores.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, esta é a segunda etapa do processo. “Iniciamos a implementação da ferramenta há algum tempo e agora estamos iniciando o aplicativo de gestão territorial, que nos possibilita unificar fontes de dados e estabelecer indicativos. Essa ferramenta vai contribuir na tomada de decisões de nós gestores e acelerar a liberação de processos públicos. O objetivo é concentrar as informações sobre todas as estruturas, para facilitar a comunicação entre as gerências e secretarias”, explicou Vinícius Azevedo.
Ainda segundo o Secretário de Meio Ambiente, além de otimizar e facilitar a tomada de decisões, a ferramenta irá contribuir na economia dos cofres públicos. “Vamos conseguir atender o contribuinte de forma mais satisfatória e ágil. Além disso, irá gerar economia de dinheiro público, poupando recursos e tempo”, destacou.
Acesso à população
O Geo Barra Mansa é um sistema integrado de informações, utilizado há cerca de dois anos, vem sendo aprimorado a cada dia, sempre visando a integração de dados e conseguir compreender a administração pública como um todo.
“Há aproximadamente dois anos utilizamos as plataformas para solicitação de manutenção arbórea e denúncias de infrações ambientais, solicitações de resgate de animais silvestres. Com as informações neste painel, as equipes conseguem cartografar as solicitações e atendê-las com maior agilidade”, acrescentou Vinicius.
O sistema tem se mostrado muito eficiente, uma vez que otimizou esses mapeamentos, garantindo resultados rápidos e a possibilidade de direcionamento de ações prioritárias.
O Geo Barra Mansa também conta com um Aplicativo de Gestão Territorial, que disponibiliza e analisa informações geoespaciais dos equipamentos públicos como quadras esportivas, escolas municipais, unidades de saúde, entre outras. Além disso, foi realizada análise do uso e cobertura do solo do município de Barra Mansa, de 2017 aos anos seguintes.
Junto à técnica de geoprocessamento, foi possível monitorar e avaliar a ocupação da cidade, constatando a necessidade de ampliar a cobertura de mata. À vista disso, a Secretaria de Meio Ambiente vem instituindo programas de reflorestamento e incentivando a participação ativa da população. Sendo os principais deles o Programa Barra Mansa Mais Verde e o Disque Muda, lançados no ano passado e que têm como premissa aumentar a arborização urbana.
“A partir de agora será possível monitorarmos as atividades de reflorestamento, tendo uma estimativa de área reflorestada, controle das mudas doadas, sempre mapeando as informações, facilitando a transparência do trabalho realizado. A expectativa é de que todo o sistema esteja disponível à população até o fim deste mês”, acrescentou Vinicius, concluindo que boa parte das plataformas já estão acessíveis no site da Prefeitura Municipal de Barra Mansa (barramansa.rj.gov.br) e Instagram da Secretaria de Meio Ambiente (@meioambientebarramansa).