Material é destinado aos grupos contemplados do edital ‘Fomento à Capoeira’

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura, reuniu nesta quinta-feira (9) com os mestres de capoeira Bingola, Guilé e Deise, conhecida como Preta, que foi representando o mestre Branco que participaram do edital ‘Fomento à Capoeira’. O encontro ocorreu no Palácio Barão do Guapy e teve objetivo de remarcar uma data para entrega dos novos instrumentos e equipamentos, que ficou definido para a próxima semana no dia 15 de abril.

O material será cedido para uso dos mestres e seus grupos contemplados no edital. Durante o encontro, o presidente da fundação, Marcelo Bravo, e os mestres conversaram sobre as adequações da agenda das rodas, uma contrapartida do edital, em função do período de quarentena. A previsão inicial era promover a entrega dos instrumentos durante a realização das rodas.  Porém estas só voltarão a acontecer quando a situação for normalizada. A expectativa é para que em agosto, quando é celebrada a semana da capoeira, as atividades sejam empreendidas, “Mesmo em tempos difíceis, com isolamento social, temos feito o possível para manter a agenda da Cultura ativa”, apontou o presidente.

Bravo destacou que a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura, consolida um sonho antigo da comunidade cultural da cidade, para as políticas públicas da área. Na conversa citou a importância do Conselho Municipal de Cultura na propositura e criação dessa ação e reiterou a importância da participação da sociedade civil nesses processos. “Quando os agentes culturais se envolvem nas políticas culturais de fato, o processo caminha de forma mais dinâmica e efetiva. Por isso é sempre importante o relacionamento constante”, concluiu Bravo.