Durante encontro, visitantes conheceram acervo histórico do município

A Fundação Cultura Barra Mansa recebeu nesta quarta-feira (24) a visita do secretário de Turismo, Cultura, Patrimônio Histórico e Eventos da Prefeitura de Armação dos Búzios, Romano Lorenzo, e da equipe do Departamento da Memória Buziana. O objetivo do encontro foi conhecer o Centro de Documentação e Memória Fazenda da Posse, onde fica o acervo do município, e apresentar mais sobre conservação de objetos e documentos históricos, além de itens arqueológicos.

O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, falou sobre a visita. “A equipe de Búzios veio conhecer as formas de condicionamento de itens arqueológicos que nós recebemos para salvaguarda para prospecções que são realizadas quando tem empreendimentos que podem afetar questões ambientais ou que podem degradar o território onde estão. Além disso, também conheceram nossa reserva técnica, o acervo de obras raras e como a Fazenda da Posse utiliza e capta recursos por meio das atividades de patrimônio e para manutenção das unidades”.

Durante o encontro, Bravo explicou como funciona a preservação e armazenamento dos documentos. “Temos um trabalho de desumidificação do ambiente, conservação, limpeza e higienização de cada documento. Periodicamente, nós reunimos funcionários, equipados de máscara e luvas, que fazem o processo de escovar, limpar e fotografar as páginas dos documentos. Contamos com a colaboração de acadêmicos da região e de outros setores de patrimônios de outras cidades”.

O secretário de Turismo, Cultura, Patrimônio Histórico e Eventos de Búzios, Romano Lorenzo, agradeceu a oportunidade e disse estar encantado com o trabalho realizado pela Fundação Cultura. “É importante poder estreitar essa relação entre Búzios e Barra Mansa. Búzios é uma cidade jovem e recém emancipada, temos 26 anos, mas com histórias desde a chegada dos portugueses na região de Cabo Frio. O nosso prédio mais antigo é a igreja de Sant’Ana, de 1940, e no entorno do prédio existe todo um trabalho arqueológico para ser desenvolvido. Por isso a gente veio aqui para estreitar essa relação e entender como é esse processo de cuidar dessa documentação. Barra Mansa faz um trabalho muito sério e de referência. Por isso a gente quer pegar o que tem de melhor na nossa região. Estamos hoje em Barra Mansa para poder entender a importância desse resgate da memória do povo”.

Atualmente, o Centro de Documentação e Memória Fazenda da Posse conta com 15 mil itens, a maioria datado do século XIX, entre documentos e itens arqueológicos. O local fica no bairro Barbará e foi criado no atual governo, em 2017, com o objetivo de estabelecer um espaço para estudos, pesquisas, produção e armazenamento de materiais relacionados a história social e política de Barra Mansa.