O Encontro de Folia de Reis e São Sebastião muda a rotina dos moradores do da Água Comprida e Vila Nova. O evento, promovido pela Fundação Cultura Barra Mansa, esta em sua 13ª edição e acontece no dia 18 de janeiro, a partir das 14 horas.

A jornada conta com a participação de mais de 200 foliões de diversos grupos locais e municípios vizinhos, ocupando a Praça Marcello Fonseca Drable, na Água Comprida, em Vila Nova, com cantorias de fé, devoção e homenagens ao menino Jesus.

Os integrantes dos grupos de reisados usam uniformizados com cores vibrantes e exibem com orgulho os estandartes que remetem à cidade de origem, com performances variadas. Ao som de instrumentos característicos das Folias de Reis, como sanfonas, violões, cavaquinhos e pandeiros, o encontro emociona o público presente.

Para o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, as Folias de Reis, a exemplo de outras manifestações que ocorrem em todo o estado e país, expressam a valorização e preservação da cultura popular.

O evento segue em devoção à São Sebastião, com visita às casas com entoação de músicas populares, até 20 de janeiro, quando é comemorado o dia do padroeiro do município.

 

O Encontro de Jornadas de Folia de Reis e São Sebastião foi instituído no calendário cultural do município através da Lei 4.1567/2013, que integra o Sistema Municipal de Cultura de Barra Mansa – SMCBM, Lei 4.602/2016, conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultura Barra Mansa.