Encontros visam esclarecimentos sobre aplicação dos recursos emergenciais para a Cultura na cidade.

A Fundação Cultura Barra Mansa e o Conselho Municipal de Cultura estão realizando uma série de reuniões virtuais com artistas locais, para debater a aplicação dos recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Quarta-feira, mestres de Folias de Reis estiverem no Palácio Barão de Guapy, sendo o único encontro presencial. Nesta quinta-feira (06), os temas abordados serão literatura e audiovisual, e na sexta-feira (07) samba e cultura afro.

A iniciativa acontece desde a última semana do mês de julho e visa ajudar os profissionais a participarem, de forma eficiente, dos programas setoriais, que oferecerão um conjunto de editais específicos para a Cultura.

Segundo o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, os encontros esclarecem pontos cruciais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. “Nas reuniões são abordadas informações que envolvem apresentação das bases dos editais elaborados pelo conselho aos setores específicos, a fim de coletar impressões e sugestões de novas redações”.

Bravo frisa a importância do envolvimento dos agentes culturais em iniciativas como esta. “É fundamental a participação da sociedade civil nas reuniões. Os municípios que têm uma participação mais ativa da sociedade civil possuem uma estrutura de políticas culturais mais eficazes. Semana passada foram ouvidos mais de 200 artistas”.

Depois dos Diálogos Setoriais, serão disponibilizadas nas redes sociais da Fundação Cultura Barra Mansa as minutas dos editais para consulta pública para ampliar a transparência e garantir maior participação popular no processo. Outros encontros estão sendo planejados, assim como atendimentos específicos para grupos e organizações.

Os eventos são gratuitos e não necessitam de inscrição, o link deverá ser solicitado através da página do Facebook da Fundação Cultura Barra Mansa, uma hora antes do início da roda de conversa. Em caso de dúvidas e esclarecimentos, deve-se entrar em contato através das redes sociais @culturabarramansa ou pelo telefone: (24) 3326-0405.

Programação dos diálogos setoriais:

Quinta, 06 de agosto

16h – Literatura