Ação é importante no combate à dengue

 

A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa está percorrendo novos locais do município nesta semana utilizando o fumacê, a fim de coibir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Os lugares que receberam a medida sanitária nesta quarta-feira, 14, são os bairros Morro do Cruzeiro, Vila Coringa e as ruas Michel Wardini, no Centro e Ary Parreiras.

A ação continuará nas próximas semanas nos bairros Santa Rosa, Vila Orlandélia e Parque Independência, avançando aos poucos, levando em consideração as questões ambientais, como a chuva, que pode impedir o carro do fumacê de rodar pela cidade.

O fumacê é uma ferramenta usada para ajudar no combate ao Aedes Aegypti, porém não pode ser utilizado direto e sem critérios, apenas quando os índices larvários demonstram que precisa dessa intervenção.

O Coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Antônio Marcos, afirmou que o fumacê é apenas uma contribuição, algo secundário no combate à dengue e ressaltou o cuidado que as pessoas precisam ter. “A principal arma que se tem contra a dengue é a responsabilidade do morador, que sempre deve dedicar alguns minutos por semana para olhar sua residência, checar se tem água parada ou possíveis focos para o mosquito. O fumacê ajuda, mas o mais importante é não deixar o mosquito nascer, visto que o fumacê só combate o mosquito adulto”, concluiu.