O Centro POP de Barra Mansa, unidade de proteção social vinculada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), em parceria com o projeto ‘De Mãos Dadas’ e com o Salão da Lina Mara, realizou nesta segunda-feira, dia 18, ações em prol do bem-estar da população em situação de rua. Além de cortes de cabelo e serviços de manicure, tais moradores receberam roupas e atendimento odontológico realizado por alunos da UNIFOA.

André Luiz, que vive em situação de rua, é um dos frequentadores do Centro POP. Ele expressou seu agradecimento pelo atendimento. “Estou muito feliz por poder estar aqui hoje. É um sentimento de gratidão, na verdade. Ter esse local que nos proporciona tantas melhorias nos traz confiança e gratidão”, disse André.

O coordenador do Centro POP, Sérgio Sena, explicou sobre a ação social junto dos usuários do local. “Oferecemos desde o corte de cabelo e atendimento de manicures, como também de profissionais capacitados para orientar na saúde bucal. E pra celebrar o evento, tivemos um café da manhã especial para todos”.

Já a professora do UNIFOA, Alice Feres, que também é membro do projeto ‘De Mãos Dadas’, explicou que o intuito da universidade é promover a saúde bucal dos participantes. “Nós trazemos material didático e conversamos com eles, explicando a importância da higiene bucal, que muita das vezes é negligenciada. Então, realizamos um serviço mais individualizado porque cada um tem sua realidade. Os alunos envolvidos no projeto são de todos os períodos da universidade e foram treinados para esse atendimento. A gente entrega um kit de higienização bucal com escova, fio dental e pasta, e principalmente orientações, sendo assim realizando um trabalho contínuo”.

CORRENTE DO BEM

De acordo com a líder do ‘De Mãos Dadas’, Mara Gomes, a ação faz parte de um grande projeto que conta com 45 voluntários. “As pessoas em situação de rua precisam de toques com mais amor. Nós acreditamos na transformação de vidas e é isso que o projeto trata, principalmente. Temos alianças com comunidades terapêuticas, caso o morador em situação de rua tenha interesse em mudar de vida. A assistente social e a psicóloga do projeto tentam fazer um trabalho de reintegração na família também. Este trabalho de hoje faz parte de uma ação contínua, que conta com distribuição de kits de higiene pessoal, roupas limpas, lanche especial, cartinhas de autoestima; além dos cortes de cabelo, higienização de unhas e conscientização da importância da higiene bucal. Além da entrega de almoços aos domingos e feriados, contamos com a entrega de cestas básicas também; sempre com uma palavra de amor”, disse.

Interessados em ajudar o Projeto De Mãos Dadas podem entrar em contato através do telefone: (24) 97401-1616.

Foto: Paulo Dimas