Evento promovido pela Fundação Cultura e o Conselho Municipal de Cultural teve a finalidade de dar continuidade a implementação de políticas públicas para o setor

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, promoveu neste sábado, 18, o Fórum e a Conferência Municipal de Cultura. Os eventos foram realizados de maneira online, pelo Google Meet, devido à pandemia da Covid-19 e em dois horários distintos, às 8 e às 14 horas.

Pela manhã, participaram do Fórum o presidente da FCBM, Marcelo Bravo, a secretária estadual de cultura e economia criativa, Danielle Barros, o subsecretário Estadual de Cultura e Economia Criativa, Vitor Correa, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Augusto Hernandes além de representantes de diversos segmentos que interam o setor. No evento foram eleitos os membros do Conselho Municipal de Cultura e feita a atualização do calendário cultural de Barra Mansa para 2022.

Marcelo Bravo abriu o Fórum relatando sobre a importância do prosseguimento da agenda das políticas culturais. “O Fórum é uma das principais instâncias de participação popular nas políticas culturais e foi consagrado pelo Sistema Municipal de Cultura, através da lei 4.602/2016. Trata-se da reunião anual para analisar as políticas públicas, atualizar o Calendário Cultural, mas principalmente para eleger os membros da Sociedade Civil para o Conselho Municipal de Cultura”, destacou.

A secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, falou sobre a importância do acompanhamento das metas e dos dados sobre a gestão pública de cultura. “Fico extremamente animada em constatar que Barra Mansa está dando prosseguimento às políticas públicas culturais, isso certamente impactará em melhores resultados para o setor. O Estado reconhece o movimento existente no município e, inclusive é parceiro na divulgação dos editais”.

Danielle disse ainda sobre a Escola de Cultura, os editais abertos e previstos até dezembro deste ano, o convênio com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) na capacitação dos fazedores de cultura, bem como da importância da participação popular.

O subsecretário Victor Correa, apresentou dados da Secretaria e estimou que somente em 2021, serão totalizados investimentos da ordem de R$70 milhões no Programa do Pacto da Cultura.

As eleições deste ano foram para complementação do mandato, com ocupação dos cargos vacantes para Arte Educador: Agente e Produtor Cultural: Titular e Suplente; Artes Visuais: Titular e Suplente; Audiovisual: Suplente; d) Dança: Titular e Suplente; Literatura: Titular e Suplente; Música: Titular e Suplente e Patrimônio Histórico: Titular e Suplente. Foram aclamados pela plenária e definido como eleitos e empossados os seguintes conselheiros:

Arte Educador; Agente e Produtor Cultural:
Titular: Mattus Silva
Suplente: Leandro Brettas Torturella

Artes Visuais:
Titular: Ranny Vidal
Suplente: sem candidatos

Audiovisual:
Suplente: Odailton Silva Teixeira

Dança:
Titular: Marlon Rocha Ribeiro
Suplente: sem candidatos

Literatura:
Titular: José Albino de Oliveira Marcelino
Suplente: Jean Carlos Gomes

Música: Titular e Suplente
Titular: Elen Gonçalves do Vale Monteiro
Suplente: Renan Araújo Almeida

Patrimônio Histórico:
Titular: Augusto Cesar Andrade Moura
Suplente: sem candidatos

CONFERÊNCIA – À tarde, A Conferência de Cultura analisou parcialmente o cumprimento das metas. Bravo leu de forma dinâmica e com alguns destaques os relatórios setoriais constituídos até o momento, abrindo as minutas do Artesanato, Audiovisual, Teatro, Hip Hop, Capoeira e Cultura Afro.

A Conferência teve participação especial da doutoranda do Sistema Nacional de Cultura pela Universidade Federal do Ceará, Clarissa Semensato. Na oportunidade, ela frisou que acompanha com muito orgulho o processo das políticas culturais de Barra Mansa, e vê como referência entre os sistemas municipais em todo o Brasil. “Ainda quando não havia sistemas de regulamentação, a cidade criava alternativas para consolidar as políticas culturais. Nesta etapa de revisão de metas, novamente o município assume a posição de vanguarda”, destacou Clarissa.

Por fim, foi acertado que o Relatório Final da Conferência será realizado até dezembro deste ano, após a realização das setoriais faltantes eleitas no Fórum Municipal. “É necessário a elaboração de parâmetros de análise, diretrizes e formas de encaminhamento das postulações surgidas nesse processo. É fundamental a criatividade burocrática para que se encontre os meios adequados de consolidar e garantir que todos esses projetos tenham continuidade”, disse Bravo.
.
O presidente do Conselho, Augusto Hernandes, antes de encerrar a reunião solicitou um minuto de silêncio em homenagem ao Mestre Lindinalvo, que em suas palavras disse “um preto que venceu e nos enche de orgulho”.