Evento contou com oficina ministrada por Helena Heyzer, mostra de dança e espetáculo Suíte Rock, da Cia. de Dança Renato Vieira

Em um fim de semana com diversas atrações oferecidas pela Fundação Cultura Barra Mansa, o Festival Itinerante Tons da Dança reuniu neste sábado (24), no Parque da Cidade, mais de 300 pessoas entre público e participantes da oficina e das apresentações, trazendo um espetáculo plural, através de mostras competitiva e artística e do grande Suíte Rock, da Cia. de Dança Renato Vieira, com músicas da banda Led Zepplin.

As atividades começaram no início da tarde, com o Laboratório de Dança e Dinâmicas Acrobáticas, ministrado pela bailarina e professora Helena Heyzer e realizado na Sala de Espetáculos Tulhas do Café. O conteúdo apresentado é resultado de pesquisas em Dança Contemporânea, Conscientização do Movimento e Técnicas Acrobáticas.

O ponto principal da aula foi a relação entre o aluno e o chão, as entradas e saídas, utilizando padrões simples de movimento, respiração, velocidade e liberação de energia por todo o corpo para ativar as conexões centro/articulações, levando o corpo a mover-se de forma integral e eficiente. Participaram da atividade jovens com idade a partir de 16 anos e adultos, todos com alguma prática em dança.

No fim da tarde aconteceu a Mostra Tons da Dança. Ao todo, foram 27 coreografias nas mostras competitiva e artística. As modalidades foram Jazz, Clássico, Contemporâneo, Danças Urbanas, Variação de Repertório e Livre. Os destaques tiveram premiações especiais: isenção de uma inscrição para o Festival Ama Dança de Juiz de Fora (MG), duas inscrições para o Prêmio Carioca de Dança (RJ), uma bolsa de 100% para a escola de Dança Spinelli e um Prêmio Incentivo de Dança.

Encerrando o Festival, a Cia. de Dança Renato Vieira apresentou o espetáculo Suíte Rock, uma composição contemporânea dos movimentos corporais, aproximando a música erudita do rock da banda Led Zepplin. A célula coreográfica foi criada para o prêmio de Dança Cesgranrio e trouxe no elenco os bailarinos Felipe Padilha, Hugo Santiago e José Leandro, com coreografia e direção de Renato Vieira.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, destaca a importância do Festival para a valorização dos estudantes e artistas. “Ano passado, o prefeito Rodrigo Drable declarou publicamente que iria fomentar e estimular um festival de dança, que envolvesse os alunos e artistas da cidade. Em suas edições, o Tons da Dança vem mostrando o seu alcance regional, a importância de ser uma mostra competitiva e um festival para a região toda. Ele estimula que os alunos de toda a rede pública possam participar em uma grande estrutura e se sentirem artistas, estrelas de uma obra artística. Esse festival cumpre muito bem esse papel: incentiva, estimula, fomenta a prática da dança, mas acima de tudo, mostra ao público obras de qualidade”, concluiu Bravo.

A Professora de história e bailarina do Instituto Universo Acreditar, Aline Regina de Souza, contou como foi a sua experiência no Festival. “Essa é a segunda vez que participo e esse ano pude participar do laboratório de dança com a Helena Heyzer. Foram três horas intensas e eu saí me sentindo renovada com tudo que aprendi. Como bailarina, eu sei como é importante esse tipo de ação cultural. No espetáculo havia várias crianças e adolescentes se dedicando de verdade a dança, cheios de sonhos e força de vontade. Fico muito feliz e orgulhosa em ver todo esse investimento que tem sido feito em prol da cultura em Barra Mansa”, comemorou Aline.

O Festival Itinerante Tons da Dança faz parte do calendário da Semana de Cultura Barra-mansense e é uma iniciativa da Associação Arte e Magia, em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura Barra Mansa, e com o Serviço Social do Comércio (SESC).