Ação contou com emissão gratuita de documentos, cadastro no CadÚnico, aferição de pressão, shows, orientação ao MEI e diversão para as crianças

A manhã deste domingo (25) foi de lazer e cuidados para os moradores do  bairro Vista Alegre. O Festival da Família de Barra Mansa levou até a comunidade atividades de dança, torneio de futsal, shows com artistas do município, atrações para as crianças e serviços públicos diversos. Todas as atrações foram gratuitas e para toda a população.

Quem passou pelo local pode aproveitar os benefícios oferecidos por diversas secretarias, como o cadastramento de Artesãs e no Cadastro Único (CadÚnico), segunda via gratuita de documentos, distribuição de mudas e descarte solidário, orientação para Microempreendedor individual (MEI), corte de cabelo, verificação de pressão, aplicação de flúor, orientação sobre escovação, doenças crônicas e dengue, além de uma fazenda itinerante, com doação de hortaliças e saladas.

O prefeito Rodrigo Drable esteve no evento junto com a esposa e filhos. “O Festival da Família é um carinho que a prefeitura dá aos moradores. Aqui o pessoal encontra diversas atividades de lazer para a família, como também podem usar serviços da prefeitura que facilitam a vida. Esse é o resultado da união do poder público com a comunidade”, disse.

O Festival da Família é realizado pela Prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura e a Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer, com apoio das demais secretarias do governo. A ação deste domingo é a segunda no calendário do evento e seguirá acontecendo em outros bairros, levando os serviços públicos, informação e lazer aos moradores. Está prevista a realização no Boa Sorte; Getúlio Vargas e Vila Independência.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo apontou a importância da participação das lideranças comunitárias em ações como o Festival da Família. “Quando a gente encontra uma Associação de Moradores engajada, envolvida e compromissada, o evento ganha uma proporção muito maior. Vista Alegre é um dos bairros mais populosos da cidade. Além disso, estamos valorizando nossos artistas dentro da nossa cidade. Hoje trouxemos o  Ocsob e o Vitão, artistas da cidade, respeitados pelo trabalho que desenvolvem aqui e fora”, destacou.

Marco Cambraia, coordenador de Esporte, Juventude e Lazer, apresentou o valor da presença do esporte no cotidiano da comunidade. “O esporte sempre agrega. O torneio de futsal ajuda na interação entre os bairros e toda essa macro região. A intenção é essa, integrar as atividades da prefeitura com as famílias. O futsal é o ponto de convergência que traz os pais, tios, irmãos e avós para assistir e torcer. Isso sem contar na melhoria da qualidade de vida e saúde dessas crianças”, disse.

O presidente da Associação de Moradores da Vista Alegre (AMVA), José Reis da Silva, mais conhecido como Zé Reis, destacou a importância de um evento deste tipo para a comunidade, com ações que facilitem o acesso aos serviços públicos e que ofereçam lazer. “É o serviço que vem até o morador. Isso facilita a vida deles e nos ajuda a divulgar o que as secretarias e a associação de moradores podem fazer pela comunidade. A receptividade ao Festival foi muito grande, com uma adesão muito boa”, informou.

O mecânico e morador do bairro, Edson Pereira da Silva, de 50 anos, foi ao Festival acompanhado do filho e aproveitou o momento de lazer do pequeno para tirar a segunda via da identidade, de forma gratuita. “Esse festival é uma coisa muito boa que o governo fez. A gente não precisa ter o trabalho de ir até outro local para tirar o documento, se estressando com a demora. Estamos gostando das outras atrações também. É bom ter diversão para as crianças, que muitas vezes não tem o que fazer. Esse tipo de serviço ajuda muito a quem é mais carente”, comemorou.