Em 2020, evento acontecerá sistematicamente, nos dois primeiros sábados de cada mês

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa realizou neste sábado (7), a primeira edição da Feira Municipal de Artesanato 2020. O evento reuniu cerca de 50 profissionais do segmento, na Praça das Nações Unidas, no Ano Bom.

No evento foram apresentadas peças exclusivas para decoração de ambientes, como sala, cozinha e banheiro, além de bijuterias, bolsas, sabonetes e culinária. A criatividade é um diferencial do evento que acontece há cerca de três anos. De acordo com a gerente de Turismo da Pasta, Bhela Santos, a previsão é de que Feira seja realizada sistematicamente nos dois primeiros sábados do mês. “O próximo evento já está sendo preparado, no mesmo local, com produtos alusivos à Páscoa”, informou.

As artesãs, no decorrer da Feira, entregaram mensagens à população pelo Dia Internacional das Mulheres, celebrado neste 8 de março. “Aproveitamos o momento para lembrar esta data e destacar que muitas mulheres, através da economia criativa, estão provendo, em parte ou integralmente, o sustento da família, além de fomentar o desenvolvimento. Nosso município conta atualmente com aproximadamente 700 artesãs cadastradas junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento. Deste total, 300 possuem a Carteira Nacional de Artesã, do Ministério do Turismo. Estamos trabalhando de forma ordenada, com capacitação efetuada por órgãos qualificados no setor, como o Sebrae, e participando de eventos em todo o território fluminense. O prefeito Rodrigo Drable é um grande apoiador da economia criativa e tem nos dado o suporte necessário para participar de eventos em outras cidades e na capital”, detalhou a gerente.

Um dos próximos compromissos das artesãs é o ‘Rio Artes Manuais’, maior evento do Estado no setor, realizado com apoio da Secretaria de Turismo entre os dias 18 e 22 de março, no Centro de Convenções Sul América no Rio de janeiro, entre 10 e 19 hs. A iniciativa tem o intuito de colocar em prática ações que visam o empreendedorismo, além de identificar e mapear a matéria-prima e técnica utilizada pelos artesãos do estado. “São sete representantes da nossa cidade que foram selecionadas pela curadoria da Secretaria. Essa medida consolida as ações que Barra Mansa vem realizando no setor”, concluiu.