Após a solenidade, vice-prefeita foi até a Escola Vocacionada à Música para participar do encerramento das atividades pelo Dia da Mulher

Na manhã desta sexta-feira, dia 11, a vice-prefeita, Fátima Lima, participou da formatura de Incorporação dos 40 novos atiradores do Tiro de Guerra (TG) 01-016, realizada no Parque da Cidade – Natanael Geremias. A solenidade, conduzida pelo instrutor-chefe do TG, 1º sargento Wesley César Santana, contou com a presença do secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu; o delegado adjunto da 90ª DP de Barra Mansa, Vinicius de Mello Coutinho; comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente; subsecretário de governo, Fanuel Fernando; veteranos do Exército Brasileiro e familiares dos atiradores.

Fátima Lima destacou a parceria do executivo com o Tiro de Guerra, acrescentando que Barra Mansa está à disposição para trabalhar em conjunto. “Em nome do prefeito Rodrigo Drable, digo que nós estamos dispostos a colaborar para a formação de cada um dos jovens que estão iniciando hoje no Exército Brasileiro. Barra Mansa espera muito de cada um deles”, disse a vice-prefeita.

O instrutor-chefe do TG, 1º sargento Wesley César Santana, deu boas-vindas aos novos atiradores e falou sobre os valores que serão passados durante o exercício militar. “Nós cumprimos nesta ocasião o nosso dever constitucional, que é garantir a participação dos jovens na defesa nacional, incorporando eles ao serviço militar inicial, a fim de contribuírem para a defesa de nossa sociedade; garantindo a soberania nacional. Em nossa rotina diária, nos exercícios que serão realizados ou durante o cumprimento das missões, nós promovemos o culto a valores como patriotismo, civismo, amor à profissão militar, hierarquia, disciplina e aprimoramento técnico-profissional”, explicou o sargento.

Homenagem às Mulheres na Escola Vocacionada à Música

Após a cerimônia no Tiro de Guerra, a vice-prefeita, Fátima Lima, esteve na Escola Vocacionada à Música, localizada no Ciep 485 – João Batista de Barros, para participar do encerramento das ações comemorativas pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março. Ela palestrou para os alunos sobre a importância do público feminino para a sociedade.

“Celebrar o Dia da Mulher é uma prática que deve ser diária, mas a data específica é um momento para reflexão, celebração e de ensinamento. É importante que todos esses adolescentes saibam que para estar aqui hoje mulheres brigaram, lutaram e até morreram para que os nossos direitos, como trabalhistas e ao voto, pudessem estar garantidos Os jovens têm que ter a ciência que não deve haver competição entre mulheres e homens, todos devem entender que devemos caminhar sempre juntos”, afirmou Fátima Lima.

Diretora da escola, Saionara Maciel destacou que durante toda a semana os jovens participaram de rodas de conversas e todas as aulas tiveram um momento para falar sobre o assunto. “Nós temos uma equipe muito boa. A música está presente em todas as disciplinas curriculares e nesta semana as mulheres foram o destaque. Os professores fizeram um link muito importante entre os temas, integrando todos os conteúdos”, explicou.

O diretor artístico, Giliade Lima, falou da primeira apresentação do quinteto de cordas, formado pelos alunos da unidade. “Alguns alunos já têm uma bagagem, por terem estudado até o quinto ano em escolas com polos de música. Para esta apresentação de hoje, os jovens se organizaram e eu os orientei na questão do repertório e das entradas. Nesta semana nós viemos falando sobre a importância da mulher na sociedade, trazendo exemplo de representatividade em diversas áreas como regentes, professoras, musicistas e outras”, pontuou.

Aluna do 6º ano, a jovem Ana Júlia dos Reis Silva, de 11 anos, falou sobre as atividades realizadas. “Nesses dias eu entendi muito sobre a importância de nós mulheres, sobre o nosso papel e conhecemos muitas histórias inspiradoras. Foi tudo muito interessante e de muito aprendizado”, contou.