Nesta quarta-feira, 44 estudantes da rede pública e idosos foram beneficiados

Mais 44 moradores de Barra Mansa passam a ver a vida com outros olhos nesta quarta-feira, 04. Eles receberam óculos, gratuitos, produzidos na própria fábrica do município, localizada no pátio da Prefeitura, no Centro. Ao todo, 5.000 unidades já foram distribuídas pelo governo municipal a estudantes da rede pública e idosos atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O prefeito Rodrigo Drable e o gerente da Fábrica de Óculos, Joel Valcir Pereira, realizaram as entregas.
Vilma Tavares Eugênio, de 67 anos, tem glaucoma e faz tratamento da retina. Ela disse que os óculos são muito importantes para assegurar sua visão. “Com o uso de máscaras por conta da pandemia, o óculos embaçava muito e de tanto tirar e colocar, acabou quebrando. Não tinha condições financeiras de comprar um novo e consegui aqui na Fábrica de Óculos. Para mim é muito importante, pois tenho um problema sério na retina e não demorou para eu receber este, novo, de forma gratuita”, disse Vilma.
A pequena Esthér Faria Nunes, de 7 anos, também ganhou seu novo dispositivo de visão e aproveitou para fazer uma boa ação. Ela doou duas armações anteriores, em bom estado de conservação, para ficar disponível a outras crianças. Lembrando que é o próprio beneficiário quem escolhe a que mais gostar.
“Percebemos que ela tinha dificuldade de enxergar durante as atividades escolares. Ela tem astigmatismo, dificuldade para enxergar de perto, e os óculos são muito importantes para o desenvolvimento dela”, disse o pai de Esthér, Cláudio Nunes.
Os óculos foram entregues pelo prefeito Rodrigo Drable, que destacou a eficiência da unidade e aproveitou para anunciar novidades. “A Fábrica de Óculos é um orgulho para todos nós porque é efetiva e ágil. A partir deste projeto, nós decidimos investir também em uma nova conquista para a cidade, que é o Hospital dos Olhos. Nos próximos dias teremos uma ótima notícia”, adiantou o chefe do Executivo.
Fábrica de Óculos
Inaugurada em julho de 2019 pelo prefeito Rodrigo Drable e pela vice-prefeita Fátima Lima, a Fábrica de Óculos tem o objetivo de atender alunos da Rede Municipal de Ensino, idosos acima de 60 anos que comprovem baixa renda, e pessoas assistidas pelo CEMAE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Secretaria Assistência Social e Direitos Humanos ou Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Ambos com receituário do SUS (Sistema Único de Saúde), em processo de atendimento que se inicia nas Unidades Básicas de Saúde.