Unidade instalada no pátio da Prefeitura terá capacidade para montar até 50 óculos por dia

 O prefeito Rodrigo Drable inaugura na manhã do próximo sábado (20), a fábrica de óculos do município. Instalada no pátio da Prefeitura, a unidade está  estruturada com equipamentos modernos e de primeira linha, como o lensômetro digital, esmeril diamantado e facetadora, o que permitirá a montagem de até 50 óculos por dia.  Durante o evento serão realizadas brincadeiras com as crianças e diversos serviços da Saúde e do SAAE.

Segundo o chefe do Executivo, a meta é atender todos os alunos da rede municipal de ensino que apresentam problemas visuais e, posteriormente os idosos de baixa renda. “As Secretarias de Saúde e de educação identificaram muitas crianças com dificuldades de aprendizagem por deficiência visual, o que me preocupou muito. Em função disso, desenvolvemos o projeto para criar em Barra Mansa a nossa fábrica de óculos, igual a que o meu amigo e ex-prefeito de Volta Redonda Antônio Francisco Neto fez”, destacou Rodrigo, ressaltando que a previsão é de que sejam entregues por ano cinco mil óculos.

A fábrica de óculos funcionará de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, sob a coordenação de João Reis Machado, profissional que durante décadas esteve à frente da Ótica da Cidadania, no município de Volta Redonda.

 Alunos escolhem armação de óculos

Na última quinta-feira (11), aproximadamente 70 alunos da rede municipal de Barra Mansa escolheram a armação dos seus óculos. Na ocasião, o prefeito Rodrigo Drable confirmou que a entrega dos primeiros óculos montados pela fábrica será realizada durante a inauguração.

Além da escolha da armação, os alunos, a maioria acompanhado dos pais ou responsáveis, também fizeram a medida das lentes. Lorrane Pinheiro, de 15 anos, aluna do 9º ano do Colégio Doutor Elvino, na Vila Ursulino, disse que não teve dificuldades para escolher a armação dos óculos. “Tem tanta variedade que a gente fica estimulada a usar os óculos para enxergar melhor”.

Patrícia Aparecida Carvalho, mãe de Pablo Oliveira de Brito, 8 anos e alunos da Escola Eliete Oliveira Ferrreira, no bairro Vista Alegre, elogiou a iniciativa da prefeitura. “É uma demonstração de preocupação com a saúde e aprendizagem dos nossos filhos”, disse.

O encaminhamento dos alunos ao oftalmologista foi realizado por meio do Programa Educação e Saúde, o qual possibilitou que as enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde identificassem crianças e jovens com problemas de visão e realizassem o procedimento necessário ao encaminhamento para a consulta com especialista.