Calçadão Dama do Samba recebeu shows e o espetáculo Aladim

Os moradores aproveitaram o bom tempo do fim de semana para curtir as opções culturais que a Prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura, trouxe para o Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco. Durante o sábado, quem passava pelo local pôde curtir o som dos grupos Opsamba e Ziriguidum. Já no fim da noite, o Smith Dj comandou a festa, com o melhor da Black Music, no Baile Charme.

No domingo, a criançada curtiu o espetáculo Aladim. Com muitas músicas e cores, as famílias acompanharam, interagiram e cantaram junto com os personagens. A peça teatral é uma parceria entre a prefeitura com a ArcelorMittal Cultural. As próximas encenações serão O Mágico de Oz, no dia 19 de outubro e a Rainha da Neve, dia 16 de novembro.

O prefeito Rodrigo Drable foi aos eventos e apontou a importância da pluralidade cultural. “O samba é uma tradição da cidade, uma expressão cultural importante e, por isso, vamos continuar fomentando esses eventos. O teatro é um momento de incentivar as crianças no mundo do imaginário e da criatividade. Estamos contribuindo para a formação de uma nova geração que acredite e preserve as artes. Estamos democratizando o acesso à cultura em Barra Mansa”.

O presidente da Fundação Cultura de Barra Mansa, Marcelo Bravo, apontou a o samba como um alicerce cultural do município. “O Samba do Calçadão é o reflexo da expressão cultural do município. Barra Mansa respira samba e vamos continuar impulsionando essa arte, que traz alegria e reúne a família. O teatro é um projeto que deu certo na cidade. Queremos que continue. Barra Mansa abraçou o Calçadão como o seu lugar de lazer, entretenimento, ponto de encontro e diversão. Esse ano está planejado mais dois espetáculos de teatro infantil e a gente deseja para o ano que vem continuar essa parceria com a ArcelorMittal, com esse projeto de sucesso”.

Para administradora Gleisi de Souza, de 41 anos, o Samba do Calçadão superou as expectativas. “É a primeira vez que venho e estou adorando. É bom ter um momento de lazer, de graça, onde podemos encontrar os amigos”. Gleisi, que mora no Centro, levou a filha Laura, de 8 anos, para o evento. “Vejo muitas crianças aqui. O clima é leve, familiar, algo raro nos dias de hoje”, comemorou.

Já a microempreendedora Andrea Torres, mãe do Gabriel de 5 anos e moradora do Vila Coringa, é freqüentadora assídua dos espetáculos infantis. “Essa é a quarta vez que prestigiamos as peças. Acho ótimo porque Barra Mansa precisa disso, precisa incentivar a cultura. Esse momento de cultura, com os nossos filhos, aberto e de graça à população é incrível e deve ser mantido. Pretendo vir nos próximos, até o fim do ano”.

Os eventos fazem parte do calendário cultural da cidade e acontecem sempre no terceiro fim de semana do mês. A programação é postada periodicamente no Facebook da Fundação Cultura Barra Mansa.