Vice-prefeita Fátima Lima compareceu à cerimônia que debateu o desenvolvimento da política dentro das estratégias e planejamento do COMUPPIR

Dando continuidade ao ciclo de palestras que integram o Seminário sobre Promoção da Igualdade Racial, Barra Mansa recebeu nesta sexta-feira (23), no auditório da Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços), a pedagoga e especialista em Análise do Comportamento, Aldjane Prata. Na pauta do encontro foram debatidas as estratégias do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Promoção Racial voltado para o desenvolvimento da política dentro das estratégias e planejamento do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial.

A palestra foi acompanhada pela vice-prefeita, Fátima Lima, a gerente de Promoção da Igualdade Racial, Deviane Costa, a presidente do COMUPPIR, Silvana Maria Almeida de Carvalho, além de gestores de outros municípios da região e membros de organizações não governamentais.

– Nossa principal finalidade é promover uma maior integração entre a sociedade civil e os Poderes Executivos e Legislativos do Médio Paraíba visando o avanço efetivo de políticas que determinem mudanças na vida da população negra e possibilite sua ascensão aos espaços existentes, seja nas universidades, escolas ou cargos de chefia em empresas públicas e privadas. Estudos mostram que a cor da pele é determinante para a estruturação das desigualdades no Brasil, dificultando o acesso ao emprego e a maiores níveis de desenvolvimento. No país, negros vivem, estudam e ganham menos do que brancos. Daí, a importância de tratarmos sobre o desenvolvimento humano como sinônimo de oportunidade e liberdade – destacou Fátima.

A pedagoga e especialista em Análise do Comportamento, Aldjane Prata, frisou a importância das propostas do encontro para alinhar os assuntos do Conselho. “O debate de hoje foi para fundamentar o planejamento e a execução do programa municipal, sobre a promoção da igualdade racial. O nosso desejo é que consigamos trabalhar as crianças em todas as suas áreas e valorizar a questão da cultura afrodescendente”, pontuou Aldjane.

Durante todo o mês de agosto, estão sendo realizadas mesas e círculos de discussões sobre a Promoção da Igualdade Racial. Realizados pela Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Gepir (Gerência de Promoção da Igualdade Racial) e o Instituto Dagaz, em parceria com o Comuppir (Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial), os eventos têm abordado temas fundamentais para comprometer a sociedade na superação do racismo, como a História do Movimento Negro no Brasil desde a década de 70, as Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas e Quilombolas, as Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o Orçamento e Planejamento na Administração Pública e a Estratégia e Planejamento do COMUPPIR.