Alunos de Barra Mansa participaram de atividades como visita virtual, brincadeiras e contação de histórias

 

A Secretaria de Educação de Barra Mansa, em parceria com o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, em Rio Claro, está realizando um trabalho com alunos da Escola Vocacionada Socioambiental, que funciona no Ciep Ada Bogato, na Região Leste. Nesta terça-feira, dia 02, foi a vez dos estudantes do 1º Ano receberem a visita da equipe pedagógica do Parque, que chegou com uma série de atividades para que as crianças, com idade média de 6 anos, pudessem conhecer um pouco mais sobre o local.

Segundo o gestor executivo do Parque, Zeca Barros, ao conhecer a Escola Vocacionada Socioambiental, a equipe pedagógica iniciou a elaboração de um novo projeto, para atender as necessidades dos alunos de Barra Mansa.

“Estamos fazendo uma experiência inicial. Nós criamos uma personagem que dialoga com os temas que a escola trabalha, ligada à sustentabilidade e principalmente os ODS (17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), temática que também trabalhamos lá no Parque. A personagem ‘Memória’ viaja pelo tempo e espaço, então hoje ela veio coletar as memórias dos pequenos, para que ela conduza essas memórias nas viagens futuras. Além disso, trouxe para oferecer às crianças uma série de memórias relacionadas a história da cidade de São João Marcos”, detalhou Zeca.

O gestor também destacou a importância do intercâmbio com a unidade de ensino. “O ambiente é muito acolhedor para as ideias que já trabalhamos lá no Parque ao longo de 11 anos. Estamos com dois arte-educadores que têm a experiência de transformar os conteúdos teóricos em atividades que nós chamamos de ‘dinâmica de construção de conhecimento’. O encanto das crianças é o que dá sentido a isso tudo. Chegamos com dúvidas e receios, pois é uma experiência nova para nós também, mas percebemos a receptividade, como respondem aos estímulos e passam a participar do processo de construção do conhecimento. Como dizia Paulo Freire ‘quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender’”, ressaltou Zeca.

 

Novos projetos

A gerente de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino, Alessandra Mara, disse que a parceria com o Parque já aconteceu em outras ocasiões, promovendo ações ligadas ao perfil da Vocacionada Socioambiental.

“A pasta já tem outros trabalhos previstos para serem executados ainda neste ano. A partir dessa parceria com o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, nós estamos fazendo um projeto de energia, junto a Light, trabalhando o consumo consciente, que está dentro dos ODS”, acrescentou Alessandra.