Vice-prefeita Fátima Lima, representantes da unidade de ensino e do NASF-AB se reuniram para falar sobre a ação

A Escola Vocacionada Socioambiental, localizada no Ciep 483 – Ada Bogato, no bairro Paraíso de Cima, irá receber uma horta medicinal comunitária. O objetivo também é de orientar os alunos sobre hortaliças e ervas medicinais e conscientizá-los sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Nesta quarta-feira, 23, a vice-prefeita Fátima Lima e as equipes envolvidas estiveram no local para a apresentação do projeto junto aos diretores da instituição. A iniciativa acontece através de parceria entre as Secretarias de Educação, Desenvolvimento Rural e Saúde, através do NASF-AB (Núcleo de Apoio à Saúde da Família da Atenção Básica).
A nutricionista do NASF, Angela Marta de Souza, disse que a proposta é de que a horta possa atender aos alunos e a comunidade, oferecendo uma opção natural aos recursos farmacológicos utilizando para isso técnicas ancestrais, onde a fitoterapia era usada como prevenção e tratamento de agravos mais leves na Saúde.
“O SUS (Sistema Único de Saúde) apoia a ideia do desenvolvimento de práticas integrativas na Atenção Básica, onde a fitoterapia está inserida. Esta que é a utilização integral ou de partes de plantas medicinais na prescrição do médico e do nutricionista. A intenção é elaborar um projeto onde se consiga atender principalmente às comunidades vinculadas ao CRAS local e à escola do bairro”, explicou Angela.
A vice-prefeita Fátima Lima falou sobre a importância da ação para os alunos. “É sempre bom trabalhar com plantas medicinais e abordar a prevenção de doenças com as crianças. Com essa ação nós iremos ensiná-las a cuidar do meio ambiente, a valorizar a terra, a trabalhar com todos os elementos da natureza e mostrar que as ervas são remédios e também curam”, destacou a vice-prefeita.
O diretor pedagógico da Escola Vocacionada, Lucas Peres Guimarães, também afirmou que a horta medicinal irá acrescentar positivamente na formação dos alunos. “As plantas medicinais serão um excelente contexto para aprendizagem e também para nos conectarmos com a natureza, porque no mundo estamos precisando dessa conexão com o natural”, concluiu.