Unidade passa a ser reconhecida nacionalmente por sua proposta pedagógica com propósito de ampliar e qualificar o debate a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Escola Vocacionada Socioambiental Ciep 483 – Ada Bogato, no bairro Paraíso de Cima, teve a sua adesão aprovada na Rede Estratégia ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O movimento credita a unidade de ensino de Barra Mansa como referência em mobilizar, discutir e propor meios de implementação efetivos para o desenvolvimento responsável. A rede é uma coalizão que reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia.
De acordo com o diretor pedagógico da Escola Vocacionada Socioambiental, Lucas Peres Guimarães, a unidade é a primeira do Brasil a obter esse reconhecimento. “A estratégia ODS reúne iniciativas de todo o país e somos a primeira escola a ser reconhecida pela nossa proposta pedagógica com o propósito de ampliar e qualificar o debate a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destacou.
O diretor pedagógico disse ainda, que esse reconhecimento traz um protagonismo para a escola. “Como já disse, a estratégia reúne diversas iniciativas e obter essa é a afirmação de que o nosso projeto é altamente relevante e começamos a ser vistos nacionalmente como uma iniciativa inovadora. Integrar a rede estratégia ODS fará com que nossa experiência seja compartilhada como um caso de sucesso no Brasil. No dia a dia da escola, os objetivos estão sendo implementados de modo transversal nas disciplinas que os alunos aprendem em horário integral”, acrescentou Lucas Guimarães.
O secretário de Educação, Marcus Barros, destacou o trabalho realizado por todos os envolvidos. “Estamos muito felizes com a validação da nossa adesão, mas isso nada mais é do que o primeiro retorno com relação ao trabalho que tem sido desenvolvido por toda a nossa equipe de professores, orientadores e da sede. Essa escola tem uma metodologia diferenciada e isso só vem para corroborar com o trabalho que tem sido desenvolvido. Esse é o primeiro passo de grandes conquistas dessa e de outras escolas da rede municipal de ensino”, destacou o secretário.
Os ODSs são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Os 17 objetivos são: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação.