Alunos puderam exibir conhecimentos em diferentes instrumentos a representantes da empresa, que também conheceram os trabalhos desenvolvidos na Vocacionada Socioambiental

 

Os alunos da Escola Vocacionada à Música – Ciep 485 João Batista Barros, no bairro Bom Pastor, realizaram nesta quinta-feira, 02, uma série de apresentações para representantes da empresa ArcelorMittal, que tem uma unidade no município. Eles também puderam conferir os trabalhos desenvolvidos na Escola Vocacionada Socioambiental Ciep 483 – Ada Bogato, no Paraíso de Cima. A Prefeitura de Barra Mansa conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação para os projetos desenvolvidos nas unidades de ensino.

A Vocacionada à Música foi inaugurada em fevereiro deste ano e oferece educação integral a 97 alunos, que vão desde o 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio.

O diretor artístico da Escola Vocacionada, Giliade Lima, destacou de que forma a parceria pode beneficiar a instituição.

“É importante ter por perto uma empresa como a ArcelorMittal, que apoia grandes projetos culturais pelo Brasil, que vê na cultura uma opção de transformação de vida. A empresa conhecendo nossa escola, a estrutura, a metodologia. Assim eles podem ver o que estamos fazendo e o desenvolvimento que os alunos têm com a música. Precisamos de parceiros assim. Uma coisa é você ouvir falar, outra coisa é você conhecer de perto”.

Uma das diretoras da unidade de ensino, Saionara Maciel, também destacou a importância de parcerias para o desenvolvimento da Escola Vocacionada à Música de Barra Mansa.

“É muito gratificante saber que o nosso trabalho está sendo reconhecido por outros municípios e até outros estados. A contribuição sempre é bem-vinda. Ter parceiros e pessoas que apoiam a cultura. Essa parceria vai ser fundamental importância para o crescimento da escola e para proporcionarmos o melhor aos nossos alunos.”

O analista de investimentos da Fundação ArcelorMittal, Pedro Melo, foi um dos representantes da empresa que acompanhou as apresentações dos alunos. Ele ressaltou que a Fundação tem o papel de conectar a ArcelorMittal a causas relevantes, gerando oportunidades, inclusão e transformação na vida de crianças e jovens. “Fiquei emocionado e muito contente de ver um trabalho tão bem estruturado como a Escola Vocacionada à Música. A música contribui para a socialização e a formação de bons cidadãos. Parabéns a todos os professores, alunos e poder público pela iniciativa. É muito importante conhecer de perto trabalhos que estão dando certo”, comentou.

O secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, falou sobre a contribuição das visitas técnicas de futuros parceiros em potencial. “As duas Escolas Vocacionadas do município – Música e Socioambiental – têm grande visibilidade e nós estamos em busca de grandes parceiros que possam somar a esses empreendimentos”.

 

ESCOLA VOCACIONADA SOCIOAMBIENTAL

Em visita à Escola Vocacionada Socioambiental Ciep 483 – Ada Bogato, no bairro Paraíso de Cima, o analista de Investimento Social da Fundação ArcelorMittal, Ueverson Melato, enfatizou: “a escola utiliza de meteorologias que são fundamentais para pensar o mundo e construir soluções para os problemas que estamos enfrentando e que a sociedade ainda vai enfrentar frente a grandes questões, como, meio ambiente, social, economia, segurança alimentar, cultura e tecnologia. A ideia de trazer essas temáticas para educação básica e fundamental é de extrema importância pois prepara o aluno para ser reconhecer enquanto cidadão e agente de mudança e transformação coletiva”.