Aproximadamente 65 alunos participaram da iniciativa

Elétrons, Prótons e Nêutrons são fundamentos que representam a essência da Física Quântica e foram passados, através da leitura, aos alunos de 3º ao 5º ano da Escola Municipal Nonô Reis, em Barra Mansa. Aproximadamente 65 crianças tiveram o primeiro contato com a ciência de forma aprofundada, além de conhecer nomes de destaque como Isaac Newton. O projeto foi uma iniciativa da Prefeitura de Barra Mansa e idealizado pelo articulador pedagógico em Ciências, Lucas Peres, que atua na Secretaria de Educação. O professor utilizou a escola, que fica localizada no bairro São Judas Tadeu, como Projeto Piloto. A atividade envolveu a sala de leitura e a oficina de práticas de ciências.

Lucas destacou a importância da atitude como método de inserir a ciência no aprendizado infantil. “As crianças são capazes de aprender ciências, de entender a Física. Quanto mais elas adquirirem conceitos, argumentos, inclusive de Física melhor será a sociedade”. O articulador ressaltou ainda o diferencial de ter escolas em tempo integral e parabenizou o trabalho realizado pelas professoras da escola de Barra Mansa. “Este projeto demonstra a qualidade que está sendo implementado no ensino com relação a escola integral, porque não é fácil ensinar Física e as professoras conseguiram tornar isso acessível às crianças”, informou.

A professora Edilene Mara detalhou como funcionou o projeto. “A Física Quântica é um dos objetos de pesquisa do professor Lucas. Montamos um cenário, simulando uma praia e desenvolvemos um personagem que começa a indagar a origem de tudo, através de um grão de areia. A partir daí, foi introduzido no meio estudantil conceitos da Física”, explicou.

Edilene também enfatizou os benefícios que a ação deixou para os alunos. “Foi um momento de uma experiência muito grande para os nossos alunos. Um aprendizado que eles levarão para a vida toda”, destacou.